Acaba de chegar aos cinemas o filme Bugonia, do grego Yorgos Lanthimos, estrelado por Emma Stone e Jesse Plemons. O longa traz todas aquelas características típicas de produções do diretor: histórias absurdas que deixam o público chocado e repletas de reviravoltas.
Em Bugonia, acompanhamos a história de Michelle, personagem de Emma Stone, a CEO de uma empresa farmacêutica poderosa que, durante um dia comum de trabalho, é sequestrada por dois homens. A motivação é que eles acreditam que ela é uma alienígena, e querem sua ajuda para que sua nave-mãe seja salve o planeta Terra.
É claro que o filme tem todas as questões que nos fazem acreditar se tratar de metáforas para o que vivemos atualmente, mas talvez ele seja ainda mais profundo do que se imagina. Isso é algo que Yorgos Lanthimos sabe fazer muito bem, deixando o espectador em dúvida do que realmente está acontecendo e de qual é a mensagem final.
Se você já assistiu ao filme e está em dúvida sobre o seu encerramento, chegou a hora de descobrir. Afinal, Michelle realmente é uma alienígena e os sequestradores estavam certos? Entenda o final de Bugonia!
- Em Bugonia, a CEO de uma grande corporação é sequestrada;
- Os sequestradores acreditam que ela é uma alienígena;
- A motivação do sequestro é conspiracionista, mas também pessoal;
- A história traz reviravoltas chocantes;
- O filme é dirigido por Yorgos Lanthimos e traz Emma Stone e Jesse Plemons como protagonistas.
Teddy e Don
Enquanto o filme nos faz pensar em quem é, de fato, o grande vilão, vamos conhecendo um pouco mais sobre Teddy (Jesse Plemons), o sequestrador, e Michelle, a sequestrada. Logo descobrimos que a motivação do crime é no papel de vítima, já que ele carrega traumas que só foram possíveis graças ao trabalho da empresa, os carregando consigo até hoje.
Bugonia até nos faz concordar com todas as críticas que Teddy faz ao capitalismo, mas seu modo de pensar faz qualquer pessoa pensar que ele está totalmente fora de suas faculdades mentais. Quem acreditaria em um homem acusando uma executiva de ser uma alienígena controladora e maldosa?
Mas os momentos mais tristes do filme envolvem Don (Aidan Delbis), um jovem completamente vulnerável que é manipulado pelo próprio primo para participar do sequestro. O crime começa a ficar tão intenso que, em um momento de desespero, Don atenta contra a própria vida.
A reviravolta de Michelle
Percebendo que não há muito o que fazer, Michelle “assume” para Teddy que é uma alienígena, e o manipula. Ele diz que tem a cura para a doença da mãe dele, que foi vítima da companhia farmacêutica, e diz que um produto anticongelante que está no carro dela é, na verdade, o remédio que vai fazê-la se recuperar. Imediatamente, então, ele pega o produto, vai até o hospital e o injeta na corrente sanguínea da mãe.
Enquanto isso, no cativeiro de Teddy, Michelle descobre a existência de outros corpos de pessoas, ou alienígenas, que também foram sequestrados. Quando o sequestrador volta contando que foi enganado, ela o confronta e o manipula mais uma vez, dizendo que sua espécie de alienígena foi responsável por criar o planeta, mas que os humanos estão acabando com ele.
Entre vários outros argumentos, ela diz que pode o levar à nave-mãe, e que o transporte a ela aconteceria em seu escritório. Lá, ela revela que chama a nave espacial digitando um código de 58 dígitos em uma calculadora e entrando no armário, e que Teddy será enviado a ela.
Antes disso, ele revela estar com explosivos caseiros no corpo e os liga. Então, quando ela digita o código e ele entra no armário, ela se afasta para fugir, mas a bomba explode e a cabeça de Teddy a atinge. Depois, ela acorda na ambulância e, aparentemente, ela se salva do sequestro.
Michelle realmente não é uma alienígena?
A maior reviravolta do filme acontece, claro, no final. Quando Michelle percebe que está na ambulância, ela foge e volta para seu escritório, pega a calculadora, entra no armário e se teletransporta para a nave espacial que havia dito existir.
Ela conversa com outros alienígenas e concluem que o experimento da existência humana foi fracassado, e acaba com tudo. A Terra, no entanto, continua existindo, mas vemos cenas de todos os humanos mortos em diferentes locais do mundo. A flora e a fauna continuam existindo, então há chances do planeta conseguir se reerguer com outras espécies.
E o que isso significa? Yorgos Lanthimos deixa a interpretação aberta a quem está assistindo, e tudo isso envolve o capitalismo, as teorias da conspiração, o que escolhemos acreditar e o que fazemos em relação a elas e como deixamos elas nos afetar.
Bugonia está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.