Já disponível na íntegra na Netflix, Cartas do Passado é uma série turca que tem chamado muita atenção no streaming. Ela acompanha a protagonista Elif conforme ela se descobre em meio a um grande mistério que envolve suas origens e algumas cartas que sua mãe manteve guardadas durante muito tempo.
Em oito episódios, a produção acompanha a protagonista descobrindo qual é a verdade, bem como lidando com as consequências de sua busca. Já terminou a produção e não entendeu algum elemento? Não se preocupe, pois o Minha Série explica em detalhes o que acontece no desfecho da série.
O que acontece em Cartas do Passado?
Logo no começo de cartas do passado, descobrimos que a jovem Elif precisa cuidar de sua mãe, Fatma Ayar, uma ex-professora que sofre com Alzheimer. Como forma de tentar ajudá-la a preservar suas memórias, a protagonista começa a vasculhar diversas cartas e diários, através das quais descobre não ser sua filha biológica.
- Elif percebe que foi adotada por Fatma em algum momento de 2003;
- Através de cartas nunca enviadas, ela também descobre que sua mãe fazia parte de um clube de literatura enquanto trabalhava na Escola Sanver, em Istambul;
- Com esses elementos em mão, a protagonista decide que sua mãe biológica era uma das alunas de Fatma e decide tentar encontrá-la.
Alternando entre o passado e o presente, Cartas do Passado mostra que, em 2003, Fatma estava dando aulas para um grupo formado por Banu, Mert, Murat, Seda, Zuhal e Ahmet. Enquanto Zuhal e Ban estão apaixonadas por Mert, o rapaz só tem olhos para Seda — e Murat está muito interessada por Zuhal.
A série revela que parte das cartas que chegaram às mãos de Elif fazem parte de um exercício proposto por Fatma. Durante uma das reuniões do clube de literatura, ela pediu que os membros participantes escrevessem para si mesmos cartas com mensagens que deveriam ser lidas por eles somente no futuro.
Quem é a verdadeira mãe de Elif?
Durante sua busca pela verdade, a protagonista de Cartas do Passado entra em contato com vários dos antigos alunos de Fatma. Enquanto alguns se afastaram com o passar do tempo, outros mantêm conexões sentimentais — e, em certos casos, suas vidas foram interrompidas de forma prematura, como aconteceu com Pelin.
Em meio às suas buscas, Elif é levada a crer que sua mãe biológica é Zuhal, que começou a trabalhar como uma influencer. No entanto, ela não demora a descobrir que sua conexão real é com Banu, que não deseja reviver o passado — mas não deixa de ser perturbada por suas lembranças. Esse é um desejo que acaba sendo respeitado pela protagonista, cuja busca muda de perspectiva após a morte de Fatma.
A série revela que Banu nunca teve um instinto maternal forte, tampouco o desejo de criar uma criança com seu ex-marido, Sami. Ainda assim, ela ainda se sentiu culpada por ter sido forçada a doar sua filha, especialmente em um momento no qual passava por uma gravidez adolescente.
Um confronto entre Elif e Banu nunca acontece, o que demonstra uma maturidade emocional da protagonista. Ela percebe que revelar o que sabe não vai mudar a realidade e só vai trazer mais problemas. Assim, a personagem decide que tem que lidar sozinha com suas incertezas — e que o mais importante é fato de que Fatma realmente foi a mãe carinhosa de que ela precisava.
Cartas do Passado traz um final feliz para Banu?
Embora nunca revele diretamente a Elif saber que é sua mãe, Banu tem uma espécie de final feliz em Cartas do Passado. Apaixonada por Mert desde a adolescência — apesar de ele ser um rapaz agressivo na época —, ela consegue se reconectar com ele e percebe que, com os anos, ele ficou mais maduro e aprendeu a dominar sua raiva.
O final da série mostra que, se não estão necessariamente namorando, os dois decidiram começar a viajar e a passar mais tempo juntos. Isso mostra que eles estão dispostos a apostar na paixão que começou no passado, bem como na possibilidade de conseguirem superar os traumas que desenvolveram com o tempo.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!