Criada por Kurt Sutter (Sons of Anarchy), Os Abandonados leva os assinantes da Netflix para a década de 1850. Nesse tempo histórico acompanhamos a trajetória de Fiona Nolan, uma mulher que é incapaz de conceber uma criança, mas que forma uma família com quatro filhos adotivos.
Eles conseguem levar uma vida difícil, mas feliz, em uma casa próxima à cidade fictícia de Angel’s Ridge, na região de Washington, até que uma aristocrata europeia tenta roubar suas terras para si. A partir dessa premissa, o show mostra como ela e Constance Van Ness lutam pela sobrevivência e como os herdeiros dos dois lados se envolvem em uma disputa sangrenta.
O que acontece em Os Abandonados?
Boa parte da história de Os Abandonados é centrada na tensão entre Fiona e Constance, que tentam conviver evitando um confronto que parece cada vez mais inevitável. Enquanto a primeira tenta manter sua casa, a aristocrata que controla a cidade de Angel’s Ridge quer que a nova residente e seus filhos saiam do local que ocupam.
- As tensões se intensificam já no primeiro episódio, no qual Willem, filho de Constance, estupra Dahlia, filha de Fiona;
- Em retribuição, ele é morto pela família Nolan, que esconde seu corpo;
- O desaparecimento do rapaz é um dos principais temas da trama, que quase parece ter um final pacífico;
- Em certo momento, a família de Fiona concorda em vender parte de suas terras para Constance, no que parece ser um acordo que vai beneficiar os dois lados;
- No entanto, ela desiste do acordo de última hora. Para piorar a situação, isso acontece próximo ao momento que Constance descobre a verdades sobre o destino de Willem;
- Enquanto as matriarcas brigam, seus filhos estabelecem relacionamentos incertos: Trisha Van Ness começa um namoro com Elias Nolan, que está envolvido no assassinato de seu irmão.
Incomodada com as decisões de sua mãe, que tem um grande envolvimento com a gangue dos Máscaras Vermelhas, Trisha decide abandoná-la. No entanto, isso resulta no rapto da personagem que, drogada, descobre a verdade sobre Willem — o que enfraquece seu relacionamento com Elias, mas não parece destruí-lo totalmente.
Fase final de Os Abandonados mostra uma guerra se formando
Após Constance descobrir o que aconteceu com Willem, ela desiste de qualquer tentativa de paz com a família rival ao sequestrar Dahlia. Mesmo sendo torturada, a jovem provoca sua captora, afirmando que ela vive em medo constante das consequências de suas ações.

Pouco depois, Fiona chega sozinha à residência dos Van Ness, onde os membros da Máscara Vermelha a aguardam. Disposta a salvar a vida de sua filha adotiva, ela deixa suas armas de lado e é forçada a assistir enquanto Constance continua torturando a garota.
No entanto, a matriarca dos Nolan não estava sozinha. Com a ajuda de Miles Alderton, sua família consegue matar os membros da gangue e usa um vagão repleto de barris em chamas para destruir a mansão dos Van Ness, cujo império parece desabar em questão de poucos instantes.
Como termina a série?
Nos momentos finais de Os Abandonados, Constance parece ter sido completamente derrotada, e até mesmo alguns de seus filhos se viraram contra ela. Mesmo assim, ela não desiste e busca abrigo dentro de sua casa em chamas, sendo seguida por Fiona, que deseja terminar a guerra.

No final da série, vemos as duas sendo cercadas pelas chamas e pela fumaça, conforme a grande mansão desaba. Nas cenas finais, vemos que ao menos uma das mulheres emergiu viva do local — mas não descobrirmos qual é a sua identidade, que só deve ser revelada em uma segunda temporada.
Mesmo que somente uma delas tenha sobrevivido, isso não deve significar o fim das brigas entre as famílias. Além do golpe dado nos Van Ness ter mudado as dinâmicas de poder em Angel’s Ridge, os herdeiros dos dois lados ainda têm muitas discordâncias e podem estar dispostos a levar em frente o desejo de guerra de suas mães.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
