Fiocruz alerta para estagnação da cobertura vacinal no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta sobre a estagnação da cobertura vacinal contra a Covid-19 no Brasil. A entidade também alertou para a desaceleração do aumento da curva de cobertura para a terceira dose entre adultos em todo o país.

O alerta foi emitido na última edição do boletim do Observatório Covid-19 da fundação, que apontou que 80% da população acima de 25 anos já está com o esquema vacinal completo. No entanto, nos grupos mais jovens, a terceira dose segue abaixo da média considerada satisfatória.

Índice de vacinados cai junto com a média de idade

De acordo com a Fiocruz, 63,9% dos brasileiros com 55 a 59 anos, 57,9% com 50 a 54 anos e 52,8% com 45 a 49 anos, já estão totalmente vacinados. O percentual vai diminuindo gradativamente conforme a média de idade vai caindo, sendo o menor índice entre 18 e 19 anos, que é de 25,2%.

A Fiocruz também divulgou dados sobre a segunda dose de reforço disponível para a maior parte dos imunizantes usados no Brasil, entre 24 de abril e 14 de maio.  A cobertura na faixa etária de 80 anos ou mais é de 17,7%, de 75 a 79 anos é de 12,4%, 70 a 74 anos é de 12%, de 65 a 69 anos é de 6,4% e de 60 a 64 anos é de 3,4%.

Leia mais:

China ajuda Coreia do Norte a conter surto de Covid-19Covid-19: Xangai planeja encerrar lockdown até o fim de maioInstituto Butantan identifica nova variante da Covid-19 em São Paulo

Em 14 estados, 80% da população já tomou pelo menos a primeira dose da vacina, enquanto em 18 unidades federativas mais de 70% da população já tomou a segunda dose. Entre os estados com maior cobertura, destacam-se São Paulo e Piauí.

Cobertura desigual

Cobertura vacinal é bastante divergente e varia de um estado para outro. Imagem: Tomaz Silva / Agência Brasil

A cobertura vacinal é desigual entre os diferentes estados brasileiros. “É importante reconhecer que a ampliação da vacinação, priorizando especialmente regiões com baixa cobertura e doses de reforço em grupos populacionais mais vulneráveis, pode reduzir ainda mais os impactos da pandemia”, disse a Fiocruz.

Nas faixas etárias acima de 65 anos, a cobertura vacinal está acima dos 80%, no entanto, a quarta dose foi aplicada em apenas 17% da população com mais de 80 anos. Entre as crianças com 5 a 11 anos, 60% já tomaram a primeira dose e 32% estão com o esquema vacinal completo.

Via: CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Fiocruz alerta para estagnação da cobertura vacinal no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

10 melhores séries de suspense para assistir na Netflix atualmente

Ligações de grandes empresas terão selo de verificação obrigatório 

Explosão de raios gama diferentona é o evento cósmico mais energético já registrado