Ainda deve levar um bom tempo até que o foguete Neutron esteja pronto para encarar sua primeira missão. O novo veículo de lançamento de porte médio da Rocket Lab enfrentou uma falha durante um teste estrutural na noite de quarta-feira (21), quando o tanque do primeiro estágio não suportou a pressão aplicada e acabou se rompendo.
Segundo a empresa, o procedimento tratava-se de um teste de pressão hidrostática planejado para levar o estágio próximo de seus limites estruturais. A intenção era medir margens de segurança e confirmar que o tanque suportaria condições extremas sem comprometer sua integridade. No entanto, a pressão aplicada ultrapassou o esperado e o tanque se rompeu, obrigando a Rocket Lab a descartar todo o estágio.
Sem imagens oficiais divulgadas, o incidente pode ter sido como outro episódio semelhante ocorrido em 2023, documentado pela empresa no X:
As part of structural testing we push our tanks to Maximum Expected Operating Pressure (MEOP)…and far beyond. It’s always fun to round out an intensive test campaign with a bang!
Armed with a wealth of data from this campaign, the next Neutron stage 2 tank is progressing at… https://t.co/Zk0ePk8TIU pic.twitter.com/2BqJjBOASQ
— Rocket Lab (@RocketLab) October 4, 2023
Primeiro voo do foguete Neutron não tem data prevista
A empresa informou que não houve danos relevantes às instalações ou às estruturas próximas e que está avaliando os dados coletados para ajustar o cronograma do programa Neutron. O voo inaugural estava previsto para o primeiro trimestre de 2026, mas esse prazo agora é considerado improvável.
O episódio representa um atraso importante para o veículo mais ambicioso da Rocket Lab. O Neutron foi pensado para competir com o Falcon 9, da SpaceX, apostando em boa capacidade de carga e recuperação parcial, em um mercado dominado por modelos reutilizáveis.
Maior e mais potente do que o Electron, foguete mais utilizado pela Rocket Lab em missões de pequeno porte, o Neutron terá 43 metros de altura e usará motores Archimedes. Seu primeiro estágio foi projetado para ser reutilizável e pousar em uma balsa oceânica após levar até 13 mil kg para a órbita baixa da Terra.
Com o rompimento do tanque, o programa seguirá com o próximo exemplar do primeiro estágio, que já está em produção. A intenção é retomar a campanha de testes após revisão de metas e cronogramas.
Então, quando o Neutron poderá voar? A Rocket Lab deve divulgar novas informações sobre o voo inaugural do foguete na teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2025, marcada para fevereiro.
Leia mais:
- New Glenn, maior foguete da Blue Origin, está prestes a voar pela terceira vez
- Foguete perdeu contato e se fragmentou antes de cair em Alcântara, confirma empresa
- Se cuida, SpaceX! China vai facilitar a vida de empresas de foguetes reutilizáveis
Aumento nos lançamentos espaciais pode prejudicar a camada de ozônio
O número de foguetes lançados ao espaço aumentou significativamente nas últimas décadas. Embora seja essenciais para oferecer serviços como internet via satélite e permitir avanços científicos incalculáveis, esses lançamentos são prejudiciais ao meio ambiente, em especial à camada de ozônio. Saiba mais aqui.
O post Foguete tem tanque de combustível destruído em teste de pressão apareceu primeiro em Olhar Digital.