A Ford revelou nesta segunda-feira (11) um novo modelo de montagem que promete baratear a produção de veículos elétricos. A novidade inclui plataformas adaptáveis, que comportam desde SUVs até caminhões, e sistemas em software que permitem a atualização remota ao longo do tempo.
Com o anúncio, a Ford deixa de ter apenas a tradicional linha de montagem única (que a própria empresa popularizou) e passa a ter também uma espécie de “árvore de montagem”, com múltiplas linhas funcionando ao mesmo tempo.

Ford: árvore de montagem, plataforma universal e mais adaptações
Durante coletiva de imprensa nesta segunda, a Ford anunciou planos para construir uma “família” de veículos elétricos de baixo custo em sua nova linha de montagem na fábrica no Kentucky, nos Estados Unidos.
Um dos pilares dessa mudança é uma plataforma universal, que será adaptável e escalável para construir diferentes tipos de veículos (desde caminhões e vans até SUVs e picapes) em um único lugar.
Outro destaque é que os novos veículos elétricos da montadora serão definidos por software. A vantagem é a possibilidade de realizar ajustes operacionais ao longo do tempo de forma remota.
Mas a grande mudança é na linha de montagem. A Ford é famosa pelo sistema de produção em massa através de uma única linha de montagem (processo que ficou conhecido como Fordismo). A empresa está mudando isso: a fábrica americana terá um esquema de “árvore de montagem”, em que múltiplas linhas funcionam ao mesmo tempo e convergem umas nas outras.
Esse design foi desenhado do zero, inspirado na linha de montagem clássica da Ford. Em vez de uma longa esteira, serão três subconjuntos que funcionam separadamente e se juntam no final. Nesse caso, cada parte do processo será responsável por um setor do veículo: dianteira, traseira e o centro (onde fica a bateria).
O anúncio faz parte de um investimento de US$ 5 bilhões para garantir 4 mil empregos no estado americano. Desse valor, US$ 2 bilhões vão para a fábrica do Kentucky.

Nova linha de montagem promete baratear veículos elétricos
A plataforma modular e a árvore de montagem utilizam 20% menos peças do que a produção tradicional de um veículo, com 25% menos fixadores e 40% menos estações de trabalho na fábrica. Além disso, o tempo de montagem é 15% mais rápido em comparação com o processo tradicional.
Segundo a Ford, será possível produzir veículos elétricos de baixo custo, com valor menor ao longo de cinco anos do que um Tesla Model Y de três anos.
Outra vantagem é a simplificação da produção. A montadora afirma que a nova plataforma cria uma rede mais simples de fios e cabos.
As baterias utilizadas na nova linha de montagem terão componentes químicos de fosfato de ferro e lítio (LFP), que prometem ser mais duráveis, mais acessíveis e com carregamento mais rápido do que as utilizadas atualmente. Com isso, a Ford espera reduzir os custos dessa peça, que é a mais cara em um carro elétrico.

Ford deve produzir picape mais barata em breve
A Ford não chegou a anunciar um modelo específico, mas disse que o primeiro veículo a ser produzido na linha de montagem será uma picape de médio porte e quatro portas, avaliada em US$ 30 mil (pouco mais de R$ 160 mil na conversão direta). A expectativa é que isso aconteça em 2027.
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E apesar das mudanças que resultarão no preço mais barato, a montadora promete manter o veículo interessante. Segundo a empresa, os novos veículos elétricos serão “divertidos de dirigir”, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4,5 segundos (comparável a alguns Mustangs).
De acordo com o The Verge, a autonomia dessa picape não foi informada.
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