Ford e Tesla divergem sobre futuro da direção autônoma

O CEO da Ford, Jim Farley, posicionou-se publicamente contra a estratégia da Tesla em relação à condução autônoma, defendendo o uso de sensores LiDAR como essencial para a segurança e eficácia da tecnologia. As informações são do site Fortune.

Em fala no Aspen Ideas Festival, Farley afirmou que a abordagem híbrida da Waymo — que combina câmeras, radar e LiDAR — é a mais adequada para marcas como a Ford, que, segundo ele, devem ser cautelosas com tecnologias emergentes.

“A câmera pode falhar em certas situações, mas o LiDAR consegue ver claramente o que está à frente”, explicou Farley, referindo-se ao sensor como uma espécie de “rede de segurança” para compensar as limitações visuais dos sistemas baseados apenas em câmeras.

Jim Farley destaca limitações do sistema visual da Tesla e defende uso de LiDAR como elemento-chave na navegação autônoma (Imagem: Just dance/Shutterstock)

Leia mais:

Musk confia que sua tecnologia é superior

  • A declaração contrasta com a filosofia do CEO da Tesla, Elon Musk, que defende uma abordagem exclusivamente baseada em câmeras para seus veículos autônomos, incluindo o sistema Full Self-Driving (FSD) e o recém-lançado serviço Robotaxi.
  • Musk argumenta que o sistema viário foi projetado para seres humanos — com olhos e inteligência biológica — e que replicar isso com câmeras e redes neurais é suficiente.
  • Além disso, ele critica a tecnologia da Waymo por ser cara e pouco escalável.
CEO da Ford afirma que a abordagem da Waymo é a ideal para termos robotáxis seguros (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)

Ford tem sistema de assistência

Enquanto a Tesla aposta em soluções mais ambiciosas para automação total, a Ford oferece o BlueCruise, seu sistema de assistência ao motorista voltado para rodovias, semelhante ao Super Cruise da GM. Nenhum deles, no entanto, chega ao nível de automação prometido pelo FSD da Tesla.

A divergência destaca uma divisão crescente na indústria automotiva sobre como alcançar veículos verdadeiramente autônomos — com foco na segurança, custo e viabilidade técnica.

Elon Musk diz que LiDAR encarece demais os carros autônomos, e defende câmeras como base da autonomia veicular (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

O post Ford e Tesla divergem sobre futuro da direção autônoma apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Epic Games libera divertido jogo grátis do dia, mas por tempo limitado! Resgate agora (27)

SSDs para garantir agora: opções SanDisk, Adata, Kingston e mais em oferta no Magazine Luiza

Vídeo mostra carregamento de carro elétrico da BYD em velocidade recorde