Forma como exoplanetas são buscados mudou; entenda

Astrônomos descobriram novo exoplaneta – mas desta vez, a maneira como o encontraram pode ser tão significativa quanto a própria descoberta.

Os pesquisadores usaram combinação inovadora de detecção planetária indireta e direta para localizar o mundo distante, conhecido como HIP 99770 b. Isso poderia nos aproximar de encontrar exoplanetas semelhantes à Terra entre nossas estrelas vizinhas, porém distantes.

Leia mais:

Como acessar o Bing Chat com GPT-4 no PC e celularComo é viver na Estação Espacial Internacional?Asteroide vindo para a Terra? Conheça a Escala de Turim

A imagem direta é o que a maioria dos observadores casuais esperaria estar no centro da caça ao exoplaneta: usar telescópios poderosos com ótica avançada para captar imagens de corpos planetários distantes.

No entanto, a imagem direta é mais eficaz para planetas orbitando longe de suas estrelas; um exoplaneta mais próximo de seu sol é geralmente obscurecido pela luz brilhante da estrela, dificultando a detecção ou a imagem (quando estão mais distantes, há maior contraste entre a luz do exoplaneta e a da estrela).

Enquanto isso, imagens indiretas (astrometria de precisão) procuram estrelas que parecem “oscilar”, o que significa que sua gravidade pode ser afetada por exoplaneta (de outra forma não visto por nós).

Este método pode detectar mais facilmente a presença de planetas orbitando mais perto de suas estrelas – como a relação da Terra com o Sol. Como resultado, a imagem indireta rendeu mais de cinco mil descobertas de exoplanetas, enquanto a imagem direta captou apenas cerca de 20.

A equipe internacional de pesquisadores, liderada por Thayne Currie, do NAOJ (Observatório Astronômico Nacional do Japão) e da Universidade do Texas em San Antonio, combinou os dois métodos para descobrir o novo exoplaneta.

Primeiro, eles usaram dados do Catálogo de Acelerações Hipparcos-Gaia – mapa que rastreia as posições e movimentos precisos de quase dois milhões de estrelas na Via-Láctea – para identificar a estrela HIP 99770 como a principal candidata a hospedar exoplaneta.

Em seguida, eles usaram o ultra potente telescópio Subaru do Japão (em Mauna Kea, Havaí) para obter imagens diretas do exoplaneta recém-descoberto HIP 99770 b.

Imagem: ESA

A imagem da ESA (Agência Espacial Europeia) acima ilustra que o exoplaneta tem cerca de 16 vezes a massa de Júpiter. Apesar de ter órbita três vezes maior que a órbita de Júpiter ao redor do nosso Sol, o HIP 99770 b recebe aproximadamente a mesma quantidade de luz que Júpiter porque seu sol tem cerca de duas vezes a massa do nosso. Os pesquisadores dizem que pode ter água e monóxido de carbono em sua atmosfera.

Os astrônomos acreditam que o novo método que combina imagens diretas e indiretas abre uma nova porta para descobertas futuras. “Ele fornece novo caminho para descobrir mais exoplanetas e caracterizá-los de maneira muito mais holística do que poderíamos fazer antes”, diz Currie.

Além disso, o grupo visualiza o quarto lançamento de dados do Gaia, que renderá quase o dobro dos dados da versão anterior, facilitando a identificação de estrelas que oscilam devido à gravidade dos corpos planetários. “A descoberta deste planeta gerará dezenas de estudos subsequentes.” A equipe agora está estudando dados de cerca de 50 outras estrelas que se mostram promissoras para hospedar exoplanetas.

“Esta é uma espécie de teste para o tipo de estratégia de que precisamos para poder imaginar uma Terra”, disse Currie. “Isso demonstra que um método indireto sensível à atração gravitacional de um planeta pode dizer onde procurar e exatamente quando procurar imagens diretas. Então, acho que é realmente emocionante.”

Com informações de Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Forma como exoplanetas são buscados mudou; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Vbet para iniciantes

Segunda temporada de Pacificador traz grande mudança na Liga da Justiça no primeiro episódio

Mais uma empresa busca ter data center gigante nos EUA