Os modelos de forno com função de air fryer começaram a ganhar popularidade como eletrodomésticos versáteis depois do sucesso da fritadeira sem óleo, a queridinha air fryer. Esses aparelhos prometem unir o melhor de dois mundos na hora de cozinhar: a eficiência dos fornos tradicionais com a praticidade da tecnologia de fritura sem óleo.
Em relação à multifuncionalidade, oferecem modos como:
- Assar
- Grelhar
- Tostar
- Fritar sem óleo (air fry)
- Desidratar alimentos, dependendo do modelo.
E, em termos de tecnologia, utilizam um sistema de ventilação de alta potência e calor para criar um fluxo de ar quente, semelhante ao de uma air fryer convencional, mas em um espaço maior. Se a preocupação for com o espaço, o tamanho pode variar de pequenos fornos de bancada (semelhantes a micro-ondas) a modelos embutidos em cozinhas planejadas, que atendem famílias maiores.
A maioria dos modelos de fornos com air fryer funcionam com eletricidade, diferentemente dos fornos tradicionais a gás. Isso os torna mais precisos no controle de temperatura, mas pode ser uma desvantagem dependendo do custo de energia elétrica em sua região.
Para decidir se vale a pena para você, vamos explorar suas características, vantagens, diferenças em relação a fornos convencionais e air fryers, e o tipo de energia que utilizam.
Leia também:
- Quais os melhores fornos com air fryer em 2024?
- É perigoso esquentar comida no micro-ondas e na air fryer?
- Samsung: forno elétrico com IA faz transmissões ao vivo enquanto cozinha
Forno com air fryer x forno convencional: comparativo
- Velocidade: graças à convecção potente, o forno com air fryer aquece e cozinha os alimentos mais rapidamente.
- Uniformidade: a tecnologia de circulação de ar promove um cozimento uniforme, reduzindo o risco de pontos mal cozidos.
- Economia de energia: por cozinhar mais rápido, pode consumir menos energia elétrica, embora dependa do tamanho e da frequência de uso.
- Capacidade: o forno com air fryer tem maior capacidade, ideal para famílias grandes ou para preparar refeições completas de uma vez.
- Versatilidade: enquanto a air fryer é mais limitada a frituras sem óleo, o forno oferece mais opções, como assar bolos ou grelhar carnes.
- Portabilidade: a air fryer convencional é compacta e fácil de mover, enquanto o forno pode ser fixo ou maior, ocupando mais espaço.
Pontos positivos
Os fornos com função air fryer ganham na versatilidade, já que um único aparelho substitui vários outros, economizando espaço e dinheiro. Para quem se preocupa com a saúde e alimentação, permite cozinhar com pouco ou nenhum óleo, sendo ideal para quem busca uma dieta equilibrada.
O uso também não gera grandes dúvidas, os modelos costumam ser práticos, com funções pré-programadas que tornam o uso intuitivo. Podemos dizer também que cozinha alimentos rapidamente e de forma eficiente.
Pontos a considerar
Um item muito importante na hora de comprar é o preço. Os fornos com air fryer são mais caros que os fornos convencionais e air fryers avulsas. É importante avaliar seu orçamento e necessidades.
Outro tópico relacionado à economia é o consumo de energia. Apesar da eficiência, o uso prolongado pode pesar na conta de luz em regiões onde a eletricidade é cara. E a manutenção de fornos com função air fryer merece atenção. Modelos mais complexos podem exigir mais cuidados e peças específicas para reparos.
E, por falar em manutenção, uma dúvida comum entre os consumidores sobre aparelhos multifuncionais, é o que acontece se uma ou mais funções derem problemas. No caso dos fornos, se a função de air fryer quebrar, você ainda pode continuar usando o aparelho como um forno convencional, desde que o restante das funções esteja funcionando.
Esses aparelhos são projetados para operar em diferentes modos de cozimento, e a avaria de um componente específico, como o sistema de convecção potente usado na fritura sem óleo, não costuma afetar os outros modos, como assar, grelhar ou tostar.
No entanto, é importante verificar com o fabricante ou no manual do produto, pois a capacidade de continuar usando o forno pode depender do modelo e da gravidade do problema. Se necessário, buscar reparos para restaurar todas as funções é recomendado.
Para quem vale a pena?
Famílias grandes tendem a fazer melhor uso desse tipo de forno. Quem precisa cozinhar para várias pessoas ao mesmo tempo se beneficia da capacidade e versatilidade. Mas para quem tem uma cozinha pequena, pode ser uma boa ideia para economizar espaço ter um eletrodoméstico multifuncional.
Os amantes de tecnologia irão se atrair pelos aparelhos modernos com funções automatizadas. E quem prioriza métodos de cozimento sem óleo e menos gordura, vai utilizar bastante.
Se você busca um aparelho multifuncional, eficiente e que ajuda a economizar tempo, o forno com air fryer pode ser uma excelente escolha, especialmente para famílias grandes ou cozinhas modernas.
Contudo, para quem cozinha ocasionalmente ou tem espaço e orçamento limitados, uma air fryer convencional ou um forno básico pode ser mais prático. Avalie suas necessidades e o custo-benefício para tomar a decisão certa. Procure por marcas populares e bem avaliadas, compare os preços, verifique as funções oferecidas e faça sua escolha.
O post Forno com air fryer vale a pena? apareceu primeiro em Olhar Digital.