Home Variedade Fóssil misterioso revela forma de vida extinta que não era planta nem fungo

Fóssil misterioso revela forma de vida extinta que não era planta nem fungo

by Fesouza
3 minutes read

Pesquisadores descobriram que fósseis do organismo Prototaxites, com cerca de 410 milhões de anos, pertencem a uma forma de vida complexa que não é planta nem fungo. Encontrado na Escócia, o material foi analisado num estudo recente. E agora faz parte da coleção do Museu Nacional de lá.

A pesquisa, publicada na Science Advances na quarta-feira (21), indica que o Prototaxites representa uma linhagem evolutiva totalmente extinta de eucariotos multicelulares, diferente de qualquer ser vivo atual. O organismo dominou ecossistemas terrestres primitivos e podia chegar a até oito metros de altura. Assim, era o maior ser vivo em terra firme em parte do período Devoniano (de 419 a 359 milhões de anos atrás).

Prototaxites pertenceu a uma linhagem evolutiva independente e extinta

Por décadas, cientistas discutiram se o Prototaxites era um tipo de fungo gigante. No novo estudo, pesquisadores analisaram sua anatomia e sua composição química. Além disso, compararam o fóssil com outros organismos preservados no mesmo local, o cherte de Rhynie. Os resultados mostram que ele não tem características típicas de fungos, como componentes comuns da parede celular.

Homem segurando pedaço de fóssil do organismo Prototaxites
Pesquisadores descobriram que fósseis do organismo Prototaxites pertencem a uma forma de vida complexa que não é planta nem fungo (Imagem: Museu Nacional da Escócia)

Os cientistas também não encontraram evidências de que o Prototaxites fosse planta, animal, alga ou bactéria. Não há sinais de que ele vivia em simbiose com outros organismos. Com isso, a conclusão é que ele pertenceu a um grupo eucariótico desconhecido, sem descendentes vivos, que seguiu um caminho evolutivo separado.

Análises químicas indicaram que a composição molecular do Prototaxites é diferente da de fungos e de outros seres da mesma época. Isso reforça a ideia de que ele foi um experimento evolutivo único na história da vida complexa, com estrutura e fisiologia próprias.

O Prototaxites teve um papel importante nos primeiros ecossistemas terrestres. Ele dominou a paisagem por milhões de anos. Depois, foi superado por plantas maiores no fim do Devoniano, quando mudanças ambientais e competição ecológica podem ter contribuído para sua extinção.

(Essa matéria também usou informações do Museu Nacional da Escócia.)

O post Fóssil misterioso revela forma de vida extinta que não era planta nem fungo apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment