Recentemente, processadores de pagamento começaram a pressionar plataformas de jogos como Steam e Itch.io a removerem títulos com conteúdo adulto (NSFW) de seus catálogos. A medida, certamente, gerou debates acalorados sobre liberdade artística e censura na indústria de games. Agora, até títulos das franquias GTA e Saints Row podem acabar sendo afetados pela decisão.
Em um artigo publicado no site oficial, a loja digital retrô ZOOM Platform afirmou ter sido alertada por um processador de pagamento sobre possíveis problemas com seu catálogo. Com isso, há sérias preocupações de que jogos de franquias clássicas como GTA, Saints Row e Duke Nukem também possam ser afetados.

Felizmente para esses títulos, a ZOOM declarou que não pretende removê-los e que defenderá a permanência deles na loja. A empresa reforçou seu compromisso com a liberdade artística e criticou as tentativas de deslistagem motivadas por conteúdo sensível.
“Como você provavelmente sabe, houve uma série de retiradas de títulos adultos da lista em todo o setor. Um de nossos processadores de pagamento nos informou que um ‘colega do setor’ estava preocupado com nosso conteúdo”, disse a ZOOM Platform. “Após ouvirmos o processador de pagamento, imediatamente iniciamos longas discussões com o PayPal e o Stripe”.
Restrições podem afetar os clássicos, mesmo que não sejam jogos NSFW
Bem, embora as franquias GTA, Saints Row e Duke Nukem tenham elementos controversos, elas não são consideradas exclusivamente adultas. No entanto, segundo a ZOOM, as restrições podem atingir até mesmo esses clássicos e afetar o acesso a outros títulos históricos do mercado.
“Não temos planos de remover nenhum título e faremos absolutamente tudo o que estiver ao nosso alcance para impedir tais remoções. Somos fervorosos defensores da liberdade artística e sempre seremos”, concluiu a ZOOM Platform no comunicado.

Para lidar com a situação, algumas plataformas vêm resistindo às decisões como podem. A GOG, por exemplo, iniciou uma ação de protesto ao disponibilizar gratuitamente um pacote de jogos adultos por tempo limitado.
A decisão, certamente, busca chamar atenção para o que a empresa chamou de “censura financeira” promovida por intermediários de pagamento.
Por que jogos adultos estão sendo banidos da Steam e outras plataformas?
A Valve já proíbe representações de pessoas reais em jogos adultos há algum tempo, e recentemente Steam e Itch.io removeram diversos títulos adultos que poderiam violar regras de processadores de pagamento — como Visa, Mastercard, PayPal e Stripe.
A ação foi motivada por uma campanha do coletivo antipornografia australiano Collective Shout, grupo contrário a conteúdos com temáticas sexuais, incluindo violência, fetiches e representações LGBTQIAPN+.

A mobilização foi impulsionada por uma carta aberta enviada em 14 de julho, que acusava as plataformas de hospedarem jogos com estupro, incesto e violência sexual. O documento também pedia que empresas financeiras suspendessem serviços para essas lojas.
A decisão impactou toda a categoria de jogos +18, incluindo produções com conteúdo sexual consensual e obras com temática LGBTQIAPN+. Jogadores reagiram organizando protestos online, com petições e ações para pressionar diretamente as empresas envolvidas.
Qual sua opinião sobre essa tal censura da indústria de games? Jogos adultos devem ser removidos das plataformas — ou outra estratégia para lidar com a situação seria mais interessante? Conte para a gente nas rede sociais do Voxel!