Home Variedade Furacão Idalia sobe para a categoria 4 e avança para a Flórida

Furacão Idalia sobe para a categoria 4 e avança para a Flórida

by
3 minutes read

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, dois furacões estão em atividade simultaneamente em lados opostos do estado da Flórida, nos EUA: Idalia e Franklin. Eles estão, respectivamente, na região do Golfo da Flórida e no Oceano Atlântico – como mostram imagens de satélite.

Até a tarde de terça-feira (29), o Idalia estava na categoria 1 (de 5), que define tempestades com ventos de 119 km/h a 153 km/h. Agora, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) acaba de divulgar que o fenômeno ganhou força e já atingiu a categoria 4, após o registro de ventos de até 209 km/h. 

Imagem de satélite mostra avanço da tempestade Idalia a caminho da Flórida, nos EUA. Crédito: NOAA

Segundo a entidade, esse é um cenário considerado catastrófico, pois qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada um furacão poderoso o bastante para provocar grandes inundações e estragos de proporções exorbitantes.

Leia mais:

Mudanças climáticas estão aumentando o número de furacões?NASA quer lançar satélites rastreadores de furacõesVídeo assustador mostra furacão Ian filmado na ISS pela NASA

Governo da Flórida emite alerta aos moradores sobre furacão Idalia

Em face dessa situação, o governo da Flórida orientou os moradores da região oeste do estado a deixarem suas casas, e pelo menos 14 milhões de pessoas estão em estado de alerta.

“Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais”, diz o comunicado assinado pelo governador Ron DeSantis.

O furacão Idalia se formou no domingo (27) no Caribe, próximo ao sudeste do México, e já causou transtornos em Cuba, com o serviço ferroviário e o transporte marítimo sendo interrompidos. Segundo o G1, Havana está em alerta. No ano passado, o furacão Ian (que tocou o solo do país como um evento de categoria 3) deixou dois mortos, antes de seguir para a Flórida, onde chegou à categoria 5 e causou cerca de 150 mortes.

De acordo com os especialistas, as tempestades vão se tornar cada vez mais potentes com o aquecimento global provocado pelas mudanças climáticas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Furacão Idalia sobe para a categoria 4 e avança para a Flórida apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment