Furacão Milton adia retorno de astronautas à Terra

Um grupo de quatro astronautas que estava programado para deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) na manhã de segunda-feira (7) vai precisar esperar um pouco mais para voltar para casa. A NASA e a SpaceX decidiram adiar o retorno da missão Crew-8 por causa do furacão Milton, previsto para chegar à costa oeste da Flórida nesta quarta-feira (9), de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).

É justamente nesta área que a cápsula Dragon Endeavour vai pousar com a ajuda de paraquedas mergulhando no mar após reentrar na atmosfera, com os astronautas da NASA Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, além do cosmonauta Alexander Grebenkin, da agência espacial russa (Roscosmos), a bordo. 

Membros da missão SpaceX Crew-8, que deveriam ter voltado para a Terra na segunda-feira (7) – retorno adiado em razão do furacão Milton. Crédito: NASA/Bill Stafford

Leia mais:

10 melhores filmes de tornado e furacão

Aumento da umidade pode dificultar formação de furacões no Atlântico

Furacão provocou mudança comportamental em macacos; veja o que aconteceu

Como o furacão deve alcançar a categoria 5 (a mais alta da Escala Saffir-Simpson), a equipe responsável pela missão em solo, priorizando a segurança da tripulação, alterou a data de desacoplamento para domingo (13), a partir das 4h05 da manhã (pelo horário de Brasília), de acordo com um comunicado da NASA.

A missão SpaceX Crew-8 foi lançada no topo de um foguete Falcon 9 em 3 de março, chegando ao laboratório orbital dois dias depois

Essa não é a única missão espacial afetada pelo furacão Milton. A NASA e a SpaceX adiaram indefinidamente o lançamento da espaçonave Europa Clipper, orçada em US$5 bilhões (cerca de R$27,5 bilhões), que deveria decolar no topo de um foguete Falcon Heavy na quinta-feira (10).

Furacão Milton deve chegar à costa da Flórida na quarta-feira (9), na categoria 5 (a mais elevada). Crédito: WXNB

Imagens do espaço mostram tamanho colossal do furacão Milton

Imagens capturadas do espaço mostram a dimensão impressionante do furacão Milton – e como ele foi da categoria dois para a cinco em questão de horas na segunda-feira (07). Os registros são da ISS e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

Milton, que se formou no sul do Golfo do México, surge em cena apenas dez dias após Helene – o furacão mais mortal a atingir os EUA desde 2005, com o Katrina. Clique aqui para ver as imagens e saber mais detalhes.

O post Furacão Milton adia retorno de astronautas à Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por meio de simulações, pesquisadores explicam como ocorrem flashes em galáxias distantes

ChatGPT médico? OpenAI está considerando entrar no ramo de saúde

Lula tira protagonismo da Anatel e amplia poder da ANPD no ECA Digital