A Skydance Paramount, configuração atual do tradicional estúdio de cinema dos Estados Unidos, estaria interessada em adquirir outra empresa de grande porte do entretenimento. De acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal, o conglomerado estaria considerando uma oferta para comprar nada menos que a Warner Bros.
Segundo a matéria, que ouviu supostas fontes ligadas ao assunto e foi reforçada pela Reuters, a oferta com maior parte do pagamento em dinheiro e valor não revelado seria financiada principalmente pela atual dona da Paramount, a família Ellison. Ela inclui o empresário David Ellison, atual CEO e presidente do conselho da Skydance Paramount, e o bilionário Larry Ellison, cofundador da Oracle e uma das pessoas mais ricas do mundo atualmente.
O investimento da família seria necessário para chegar aos US$ 33 bilhões de valor de mercado do grupo Warner — que é o dobro da capitalização da própria Paramount atualmente.
Somente o anúncio do interesse, que ainda não foi confirmado oficialmente por ambas as partes, fez as ações do grupo Warner Bros. Discovery subir em quase 35%, com a Paramount tendo ganhos de até 16% após uma queda inicial.
O que está em jogo na fusão?
A matéria explica que a Skydance Paramount quer se antecipar e evitar um possível leilão pela Warner Bros., algo que pode acontecer quando a divisão da Warner Bros. Discovery em duas companhias for concluída em 2026, quatro anos após a fusão original.
Dona de várias franquias de sucesso, marcas e plataformas, a Warner Bros. pode atrair o interesse de grupos de investimento, outros grupos e talvez até empresas de tecnologia. Essa não seria a primeira negociação entre as duas: uma união entre Warner Bros. Discovery e Paramount, porém com o segundo estúdio sendo absorvido, chegou a ser especulado em 2023.
O CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, acredita em uma oferta financeiramente vantajosa que envolva a divisão de estúdios e streaming. O jornal, porém, diz que a oferta na verdade seria por todo o conglomerado, incluindo o setor de televisão a cabo.
Na prática, isso significaria que a Skydance Paramount viraria dona de recursos e nomes como :
- a plataforma de streaming HBO Max;
- os estúdios de cinema Warner Bros. Pictures e New Line;
- a DC Comics (editora e estúdio), além de franquias como Harry Potter, Mortal Kombat e Game of Thrones para filmes, jogos, séries e outras mídias;
- os canais de televisão HBO, CNN, TNT, TBS, Cartoon Network e variações da Discovery;
- dois estúdios de grande porte para filmagens na região da Califórnia;
A Skydance Paramount é um conglomerado por si, concentrando divisões como:
- a própria Paramount (de franquias como Transformers, Pânico, Tartarugas Ninja, Missão: Impossível e O Poderoso Chefão);
- o serviço de streaming Paramount+;
- os canais CBS, Comedy Central, Nickelodeon, MTV e Showtime;
- a produtora de filmes e séries Skydance.
Pelo tamanho das companhias envolvidas, a fusão teria que passar por um longo processo de aprovação por órgãos fiscalizadores de mercado.