O futuro veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) CityAirbus NextGen, da empresa aeroespacial europeia, recebeu um toque de Fórmula 1 para sua fuselagem. A Airbus anunciou uma parceria com duas empresas que possuem vasta experiência na modalidade mais avançada do automobilismo.
A KLK Motorsport e a Modell-und Formenbaud Blasius Gerg estarão focadas na área traseira da estrutura do eVTOL, que busca obter um perfil ultraleve. Essas duas empresas já trabalharam com a Airbus no Racer, um helicóptero experimental de alta velocidade. Na época, elas forneceram uma capota de fibra de carbono otimizada para baixo calado aerodinâmico e alta visibilidade.
Leia também:
Primeira viagem completa do eVTOL Jetson One é realizada e gerou 88% de economia no tempo; assista Airbus aposta em hidrogênio verde para sua “revolução” na aviação limpa Embraer introduz voos turísticos de eVTOL em Dubai
Joerg Mueller, chefe de mobilidade aérea urbana da Airbus, aponta para a importância dos trabalhos das empresas agora, com a estrutura traseira do eVTOL interagindo diretamente com sua fuselagem central e sua asa. Inclusive com a experiência da KLK e da Modell-und em design de veículos de Fórmula 1 para o cumprimento dos “mais rigorosos padrões de segurança e confiabilidade”.
Um eVTOL Airbus com foco em leveza e silêncio
Dentre as outras empresas parceiras da Airbus no desenvolvimento do CityAirbus, há a Thales e a Diehl, trabalhando nos componentes estruturais do veículo, enquanto a AeroSystems está encarregada das asas. Já a motorização elétrica do eVTOL será uma versão personalizada do MAGiDRIVE, desenvolvido pela MAGicALL.
Apresentado como um motor sem escovas, de corrente contínua, leve e com alto torque (até 50 Nm/kg), o componente também é altamente integrado. Motor e sistema de controle do eVTOL são ajustados em uma unidade de propulsão totalmente fechada e refrigerada a ar.
Com estrutura para quatro lugares, o CityAirbus NestGen foi projetado para oferecer, além de eficiência, voos muito silenciosos em velocidades de até 120 km/h. Revelado no final do ano passado, o veículo está programado para ter seu lançamento oficial em 2023.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Fuselagem de eVTOL da Airbus terá espírito da Fórmula 1 em seu desenvolvimento apareceu primeiro em Olhar Digital.
