Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos galáxias distantes e uma possível aurora nacional. Confiram:
Galáxias Distantes e Nebulosas

A primeira imagem é um registro fabuloso que mostra as galáxias IC 4633 e IC 4635, na constelação da Ave-do-Paraíso visível no Hemisfério Sul do planeta. A cena é atravessada por finas nuvens de poeira cósmica em nossa própria galáxia, que se estendem predominantemente pela metade esquerda da imagem. Particularmente impressionante é a forma como a nebulosa obscurecem parcialmente a periferia oeste de IC 4633 (ao centro), enquanto a região central mais brilhante da galáxia permanece visível através de uma abertura na nuvem. Os delicados filamentos são compostos de poeira interestelar que reflete e dispersa a luz difusa de inúmeras estrelas da Via Láctea.
Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/559
Aurora no Brasil?

Já a segunda imagem mostra uma estranha faixa roxa registrada na belíssima fotografia noturna de longa exposição em Cambara do Sul, no Rio Grande do Sul. O registro foi feito no último dia 20, no momento em que uma severa tempestade magnética atingia nosso planeta, algumas horas depois de uma violenta explosão classe X ser observada no Sol. Essa região da América do Sul está bastante distante dos pólos magnéticos onde as auroras polares são comuns nos períodos de maior atividade solar. Entretanto a região sul do país está diretamente sob a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, o que levou alguns especialistas a desconfiar que esta seria a primeira imagem de uma aurora boreal registrada no Brasil. Será?
Original em: https://spaceweathergallery2.com/indiv_upload.php?upload_id=230494
O post Galáxias, nebulosas e possível auroras nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
