Galaxy Z Fold 7 ultrafino tem 4,2 mm, tela de 8” e copia recursos do S25 Ultra

O novo Galaxy Z Fold 7 foi revelado nesta quarta-feira (9) como a nova aposta da Samsung no segmento premium de smartphones dobráveis. Prometendo uma experiência Ultra — como no S25 Ultra —, o celular é um dos mais finos do mercado, traz uma nova câmera de 200 MP e chega com telas ainda maiores.

Em um Galaxy Unpacked repleto de novos produtos, o Z Fold 7 foi o destaque da apresentação. A Samsung vinha instigando o público com teasers citando um dobrável “Ultra”, que consiste em algumas melhorias importantes para a linha brigar com rivais chineses. Entre elas, podemos destacar:

  • O novo Galaxy Z Fold 7 é mais leve que o S25 Ultra: são 215 gramas contra 218 gramas do modelo tradicional de barra;
  • Quando fechado, o dobrável tem apenas 8,9 mm de espessura, e quando aberto traz apenas 4,2 mm em seu ponto mais fino;

  • Comparando as dimensões, a espessura mais fina praticamente deixa espaço apenas para a entrada USB-C em um dos lados;
  • Os rivais Oppo Find N5 (8,9 mm fechado e 4,2 mm aberto) e Honor Magic V5 (9 mm fechado e 4,2 mm aberto) têm especificações aproximadas;
  • Em comparação, o modelo anterior Galaxy Z Fold 6 foi lançado com 12,1 mm de espessura quando fechado e 5,6 mm quando aberto.

O feito de engenharia da Samsung resultou em um smartphone que, de fato, impressiona por ser tão fino. A diferença dele para o Z Fold 6 é nítida tanto em imagens quanto nas mãos, resultando em um dobrável com aparência, dimensões e peso similares ao de um smartphone tradicional.

Ele traz melhorias como uma nova dobradiça de titânio (Armor FlexHinge), laterais em alumínio (Armor Alumínio) e mantém o vidro na tela externa (Gorilla Ceramic 2) e na traseira (Gorilla Victus 2). A Samsung também traz a proteção IP48 contra água e poeira, assim como na última versão, mas promete proteção extra dos componentes internos.

Para que o dobrável fosse tão fino, a empresa também fez melhorias no interior do smartphone. Uma delas foi trazer placas com uma maior densidade de componentes, além de um sistema de resfriamento similar ao utilizado no S25 Ultra.

Telas de até 8 polegadas

A primeira impressão que eu tive do Z Fold 7 foi bem positiva. O celular está nitidamente mais fino e leve, ainda que com telas maiores:

  • Tela externa: 6,5” Amoled Dinâmico 2x FHD+ (2580 x 1080p, 21:9), 1-120Hz
  • Tela interna (dobrável): 8” Amoled Dinâmico 2x QXGA+ (2184 x 1968p), 1-120Hz)

A mudança nos tamanhos das telas é positiva, entre outras, porque agora avança ainda mais que o Z Fold 6 em entregar uma proporção confortável na tela externa — são apenas 0,2” a menos que o S25+. Já na tela dobrável, a Samsung traz 8 polegadas de tamanho em um formato mais próximo do 4:3, que permite distribuir melhor os conteúdos.

Na comparação com o Z Fold 6 — 6,3” (tela externa) e 7,6” (tela dobrável) —, que já trouxe telas grandes, o aumento nas telas também foi perceptível ao testar o novo Z Fold 7. O novo smartphone me pareceu mais ergonômico e, ao mesmo tempo, consegue distribuir melhor os conteúdos em texto e vídeo.

Desempenho emprestado do S25 Ultra e One UI 8

A Samsung diz que o novo Galaxy Z Fold 7 tem uma experiência “Ultra” por alguns motivos, e um deles está no hardware. O novo Fold traz o Snapdragon 8 Elite e será lançado no Brasil em duas versões: uma com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, e outra com 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. É um hardware potente para basicamente tudo o que a gente pode fazer hoje em dia em um celular Android, como jogar ou ter uma multitarefa avançada.

A multitarefa é outro ponto de destaque aqui, já que aproveita melhor o tamanho da tela do novo aparelho. Quando você abre dois apps ao mesmo tempo, dividindo a tela, percebe que eles ficam com uma distribuição melhor. O mesmo acontece quando você abre três apps, por exemplo, em diferentes formatos.

Seguindo a linha de suporte para os últimos modelos, o novo dobrável também conta com sete anos de atualizações do Android e de segurança. O lançamento inclui também a estreia da One UI 8 (Android 16) nos dispositivos da marca.

  • A atualização tem um novo menu de bem-estar com métricas mais detalhadas;
  • Conta com novos controles parentais de uso;
  • Traz relatórios mais detalhados sobre como o usuário passa seu tempo usando o smartphone;
  • Tem um novo menu com informações sobre cuidados com o dispositivo;
  • Melhora o sistema de notificações ao vivo;
  • Inclui mais personalização e um relógio que se adapta ao papel de parede na tela de bloqueio.

A One UI 8, segundo a Samsung, vem para entender melhor os contextos de uso e o que está na tela do usuário, além de ser mais otimizada para telas maiores. A proposta, garante a marca, é trazer mais interatividade para a criação de conteúdo.

O Gemini Live também foi otimizado para rodar melhor em janelas flutuantes no Z Fold 7. Já o Circule para Pesquisar ganhou uma atualização para ser utilizado em jogos, assim o usuário pode encontrar dicas e respostas sem parar a jogatina — isso pode ser considerado trapaça?

A One UI 8 também tem novos formatos para visualizar os conteúdos na tela e permite arrastar um conteúdo de um app para o outro, como quando você está usando a tela dividida. Esse é um recurso que já existia, mas que agora foi melhorado.

Durante o anúncio, questionei se a Samsung tem alguma previsão de cobrar por recurso de inteligência artificial (IA) — parte do sistema Galaxy AI. Esse é um tema em destaque desde a apresentação de janeiro de 2024, que estipulava um prazo até dezembro de 2025 para a gratuidade dessas funções.

Segundo a marca, ela continua comprometida com a missão de “democratizar a inteligência artificial” e que nenhum recurso que atualmente está disponível será cobrado. Mas eles acreditam que, com a chegada de mais funções e de empresas parceiras, é possível que exista algum tipo de cobrança. Por enquanto, segue tudo grátis.

Nova câmera de 200 MP e bateria “antiga”

Nas câmeras a gente também volta a enxergar algumas similaridades com o S25 Ultra. O Z Fold 7 traz uma câmera principal de 200 MP, um sensor ultra-angular de 12 MP com foco automático, traz a lente telefoto com zoom óptico de 3x e de 10 MP de resolução (com até 30x de zoom digital, sem o zoom de 100x), enquanto as duas câmeras frontais são de 10 MP.

Câmeras do Samsung Galaxy Z Fold 7:

  • Principal: 200 MP (85º, f/1,7), OIS
  • Ultra-angular: 12 MP (120º, f/2,2), foco automático
  • Telefoto: 10 MP, zoom óptico de 3x (36º, f/2,4), OIS
  • Frontal interna: 10 MP (85º, f/2,2)
  • Frontal externa: 10 MP (100º, f/2,2)

Uma mudança que mais ficou aparente, logo de cara, está na câmera frontal da tela dobrável. Ela agora tem 10 MP de resolução e não mais 4 MP. Além disso, a Samsung deixou de lado o formato “escondido” sob a tela, então a câmera agora fica 100% do tempo aparente. Nos primeiros testes que fiz, a câmera me pareceu muito melhor que a do Z Fold 6, ainda que sem o apelo futurista do modelo anterior.

De acordo com a Samsung, a nova câmera ultra-angular promete registrar até 56% mais luminosidade em comparação com o Fold 6. O foco automático também pode ser uma melhoria de destaque nessa câmera. Já a nova câmera de 200 MP aproveita as melhorias do S25 Ultra, como o ProVisual Engine para incrementar as fotografias.

  • O Z Fold 7 traz HDR de 10 bits (o anterior era de 8 bits);
  • Ele pode registrar fotos e vídeos com mais clareza e menos ruído em cenários de baixa luz;
  • O smartphone pode sugerir a remoção de objetos;
  • Uma melhoria no recurso de eliminar ruído no áudio dos vídeos agora faz todos os ajustes em tempo real, sem precisar de edição na galeria.

Algo a se notar é que, por ser um celular tão fino, o Z Fold 7 acaba tendo câmeras mais saltadas do que o Fold 6. Essa também é uma uma mudança que fica bastante clara: quando o novo modelo está sob uma mesa, por exemplo, ele balança um pouco mais por causa desse formato.

Já nas baterias a gente viu uma pequena melhoria. A Samsung promete 24h de reprodução de vídeo, enquanto o anterior prometia 23h. Essa é uma mudança causada pelo chipset mais econômico, já que a capacidade de 4.400 mAh é a mesma da versão anterior. Ou seja, pelo menos por enquanto, a Samsung não adota as baterias de silício-carbono nos seus smartphones.

Outra coisa que vale se atentar é que todos os três novos smartphones dobráveis anunciados no Unpacked têm carregamento por fio de 25W e de 15W sem fio. Eles prometem 50% da carga em 30 minutos, então não tivemos nenhum aumento real na velocidade de recarga nos novos dobráveis.

O Galaxy Z Fold 7 chega aos Estados Unidos custando US$ 1.999 (aproximadamente R$ 11 mil na conversão atual). O celular, assim como outros produtos anunciados hoje pela Samsung, deve estrear no Brasil em 24 de julho.

*O jornalista foi à Nova Yorque, nos EUA, cobrir o Galaxy Unpacked a convite da Samsung.

Related posts

PS Plus Extra e Deluxe de julho é revelada com Cyberpunk 2077 e mais jogos! Veja lista

Nova versão de malware com backdoor integrado deixa milhares de Macs em risco

Linda Yaccarino deixa de ser CEO do X/Twitter após dois anos no cargo