Home Variedade “Gêmea” da kriptonita pode revolucionar o mercado de carros elétricos

“Gêmea” da kriptonita pode revolucionar o mercado de carros elétricos

by Fesouza
5 minutes read

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar na Jadarita. O minério tem uma fórmula química muito parecida com a da fictícia Kriptonita e, segundo especialistas, pode abastecer um milhão de veículos elétricos anualmente. Parece um sonho, não? Mas ela está no meio de uma batalha para ser explorada.

Há mais de 20 anos, a mineradora Rio Tinto encontrou um mineral totalmente desconhecido contendo lítio e boro em quantidades significativas no Vale do Jadar, no Oeste da Sérvia.

“Gêmea” da kriptonita pode revolucionar o mercado de carros elétricos
Vale do Jadar, na Sérvia, onde foram encontradas as jazidas de Jadarita. Crédito: banedeki/Shutterstock

O Vale do Jadar é considerado um dos maiores depósitos de lítio do mundo, o que o torna um potencial divisor de águas para a transição global para a energia verde.

Michael Page, cientista da Organização de Ciência e Tecnologia Nuclear da Austrália (ANSTO).

Macio, branco e parecido com um pó – os cristais medem menos de cinco micrômetros de diâmetro -, o mineral tem fórmula química de LiNaSiB3O7(OH) – sódio, lítio, boro, silicato e hidróxido – muito semelhante à da Kriptonita que, além desses mesmos compostos, também contém flúor.

Impacto ambiental pode impedir a mineração

Apesar de descoberta há mais de 20 anos, a Jadarita continua inexplorada. Relatórios de impacto ambiental destacam os danos que sua mineração pode causar, tanto que o governo sérvio suspendeu em 2022 as licenças de mineração da Rio Tinto.

“Gêmea” da kriptonita pode revolucionar o mercado de carros elétricos
Relatórios de impacto ambiental demonstram os riscos que a extração da Jadarita pode ocasionar. Crédito: Christian Inga – Shutterstock

De acordo com os relatórios, a extração da Jadarita pode impactar seriamente a região:

  • Contaminação da bacia do rio Jadar e riscos à agricultura local devido à liberação de substâncias tóxicas nos lençóis freáticos e rios.
  • Desmatamento e perda da biodiversidade com a abertura de minas para a extração do minério.
  • Poluição do solo e do ar causado pelo uso de produtos químicos e a liberação de partículas finas e gases nocivos devido à movimentação do solo.
  • Potencial destruição de áreas arqueológicas e culturais.

No entanto, 18 meses depois o Projeto Jadar foi reativado, mas se mantém em fase de planejamento para tenta superar os desafios e convencer as autoridades sérvias dos benefícios da extração da Jadarita.

As informações são do site New Atlas.

Jadarita pode ser a solução para as baterias de carros elétricos

Ao contrário da Kriptonita, que pode ser letal para o Super Homem, a Jadarita traz diversos benefícios por ser rica em lítio, mineral fundamental para a produção de baterias.

A Jadarita é um mineral economicamente atraente porque contém até 3,39% em peso de lítio e 14,65% em peso de boro, sendo que este último pode ser recuperado como um coproduto extremamente útil.

Michael Page, cientista da Organização de Ciência e Tecnologia Nuclear da Austrália (ANSTO).

Linha de produção de baterias de lítio para carros elétricos.
Lítio é o principal componente de baterias de veículos elétricos. Crédito: to:guteksk7 / iStock

E o depósito encontrado no Vale de Jadar pode ser o maior depósito de lítio do planeta, sendo extremamente importante para influenciar a transição para a energia verde. Pesquisadores da Rio Tinto avaliam ser possível extrair cerca de 2,3 milhões de toneladas da Jadarita, o que poderia abastecer um milhão de veículos elétricos por décadas.

Leia mais:

Com a mineração, pelo menos no momento, suspensa, cientistas estão trabalhando para criar uma versão sintética da Jadarita, o que pode ser uma estratégia alternativa aos métodos atuais de extração de lítio.

É importante citar que, apesar de poder revolucionar a produção de baterias de lítio, a extração de Jadarita precisa ser realizada de forma a não prejudicar o meio ambiente. Por isso, iniciativas como a criação de uma versão sintética do mineral podem indicar o caminho que tornará a adoção de energia limpas realmente sustentável.

O post “Gêmea” da kriptonita pode revolucionar o mercado de carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment