Gemini 2.0: Google libera novas versões de sua IA para todos

O Google anunciou nesta quarta-feira (5) que a versão 2.0 Flash do Gemini, que já vinha sendo utilizada por desenvolvedores, agora está acessível para todos os usuários do aplicativo Gemini em desktop e dispositivos móveis. Essa versão promete desempenho aprimorado e menor latência, facilitando a interação com a plataforma.

A nova versão também foi integrada à API do Gemini, estando agora disponível no Google AI Studio e no Vertex AI. Com isso, desenvolvedores podem criar aplicações utilizando o Gemini 2.0 Flash, aproveitando seus avanços em velocidade e capacidade de raciocínio em problemas complexos.

Google anunciou chegada do Gemini 2.0 para todos (Imagem: mundissima/Shutterstock)

Nova versão experimental do Gemini 2.0 Pro

Outra novidade é o lançamento do Gemini 2.0 Pro Experimental, voltado para tarefas mais exigentes, como código e prompts complexos. Segundo a Google, este é o modelo mais avançado da série até o momento, apresentando melhorias na compreensão de textos longos e na execução de código. O modelo também possui uma janela de contexto de 2 milhões de tokens, permitindo analisar grandes volumes de informação de forma mais eficiente.

O Gemini 2.0 Pro está disponível no Google AI Studio e no Vertex AI, além de poder ser acessado por assinantes do Gemini Advanced no aplicativo da plataforma.

Leia mais:

Gemini 2.0 Flash-Lite: opção mais econômica

Para aqueles que buscam um modelo mais acessível, a Google também apresentou o Gemini 2.0 Flash-Lite, disponível em pré-visualização no Google AI Studio e no Vertex AI. Essa versão promete manter a mesma velocidade e custo da versão 1.5 Flash, mas com qualidade superior.

O modelo 2.0 Flash-Lite suporta entrada multimodal e pode ser usado para tarefas como geração de legendas para imagens em larga escala. De acordo com a Google, essa versão supera o 1.5 Flash na maioria dos benchmarks.

Novos recursos e segurança

Os modelos da série Gemini 2.0 continuarão recebendo atualizações, incluindo suporte expandido para mais formatos de entrada e saída. Entre as funções previstas para o futuro, estão a geração de imagens e a conversão de texto em fala.

O Gemini 2.0 é o novo modelo para a era dos agentes de IA – Imagem: Google

Em relação à segurança, a Google afirmou que os novos modelos utilizam aprendizado por reforço, permitindo que o próprio sistema critique suas respostas para melhorar sua precisão. Além disso, a empresa está investindo em técnicas para mitigar riscos como o indirect prompt injection, um tipo de ataque cibernético que pode comprometer respostas automatizadas.

O post Gemini 2.0: Google libera novas versões de sua IA para todos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Will Smith comendo espaguete? Comparação mostra avanço da IA em poucos anos

Onde assistir Jurassic World: Recomeço e outros filmes da franquia? Veja cronologia

JMail permite que qualquer um acesse os “Epstein Files” em interface estilo Gmail