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Gemini ganha capacidade de detectar conteúdos gerados por IA

by Fesouza
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Nesta quinta-feira (20), o Google divulgou que está implementando, no Gemini, a verificação de imagens para saber se elas foram criadas ou editadas por inteligência artificial (IA). O usuário poderá utilizar o recurso simplesmente fazendo uma pergunta ao chatbot: “Isso foi gerado por IA?”.

Embora o Gemini inicialmente tenha apenas a capacidade de analisar imagens, a big tech afirmou que em breve disponibilizará a verificação de áudio e vídeo, além de poder expandir o recurso para fora do seu assistente de IA, incorporando-o, por exemplo, à Busca do Google.

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Ícone do aplicativo do Gemini em um smartphone
Função tem como objetivo aumentar a transparência do conteúdo ao introduzir a capacidade de verificação (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Como funciona

Após fazer o upload da imagem no aplicativo Gemini e fazer a pergunta “Isso foi criado com a IA do Google?” ou “Isso foi gerado por IA?”, o aplicativo irá verificar se há a marca d’água SynthID. Em seguida, o aplicativo utilizará seu próprio raciocínio para fornecer a resposta.

Colaboração com parceiros do setor

O Google também anunciou que está colaborando com parceiros do setor visando à transparência do conteúdo e aos padrões de autenticidade no ecossistema de produtos da empresa, contando com a Busca, YouTube, Fotos e Pixel. A iniciativa ocorre por meio da participação da empresa no comitê diretivo da Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA).

Logos de Google e Gemini
Google afirma que tem como meta “contribuir ainda mais para o futuro da transparência em IA”
(Imagem: gguy/Shutterstock)

Uma das novidades é que a partir desta semana, as imagens geradas pelo Nano Banana Pro (Imagem Gemini 3 Pro) no Google Ads, Gemini e Vertex AI vão contar com os metadados C2PA incorporados, possibilitando maior transparência sobre seu processo de criação. A ideia da empresa é expandir a funcionalidade para outros produtos e superfícies nos próximos meses.

Além disso, o Google visa ampliar a abordagem de verificação para proporcionar suporte às credenciais de conteúdo C2PA. Isso possibilitará a verificação da fonte original de conteúdos gerados por produtos e modelos que estão fora do ecossistema da empresa.

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