A ONG Gerando Falcões anunciou nesta semana nesta uma parceria com a Microsoft para oferecer capacitação gratuita em inteligência artificial. O programa ConectAI, desenvolvido pela Microsoft Brasil, beneficiará jovens e adultos atendidos pela Gerando Falcões e pelas ONGs da Rede, além de colaboradores da organização.
O curso tem carga horária de 5 horas e aborda temas como IA generativa, machine learning, deep learning, ética em IA, análise de dados e internet das coisas.
As trilhas de aprendizagem serão disponibilizadas em uma plataforma de e-learning, com versões para download, facilitando o acesso em regiões com conectividade limitada.
O edital para a Rede Gerando Falcões está previsto para o primeiro trimestre de 2026. Em 2025, já foram iniciadas as capacitações dos colaboradores da ONG. A implementação do projeto terá duração estimada de dez meses, até a emissão dos certificados com o selo da Microsoft.
Haverá uma seleção das ONGs da Rede para participação no edital, com base na infraestrutura disponível, especialmente em relação à internet e tecnologia.
Como muitos moradores de periferias não têm acesso à internet de qualidade, os cursos serão oferecidos, em sua maioria, nas sedes das ONGs, que devem estar preparadas para receber os participantes.
A aprendizagem será avaliada por meio de provas online ao final de cada trilha, e o principal indicador de sucesso será a conclusão dos módulos pelos alunos.
Importância de gerar oportunidades
Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, salienta que a parceria com a Microsoft representa um passo importante para levar oportunidades da nova economia às favelas.
“Na era da transformação digital, capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para lidar com ferramentas inovadoras e tecnologia é um caminho para promover o desenvolvimento social e econômico do país.”, concluiu Edu.
Importante destacar que pessoas periféricas que não são atendidas diretamente pela Gerando Falcões ou pelas ONGs da Rede também poderão participar futuramente, em uma nova fase do projeto que será anunciada em breve.
Apesar do avanço acelerado da inteligência artificial no mundo, o Brasil ainda enfrenta desafios para garantir que essa tecnologia chegue de forma equitativa à população.