O aguardado Ghost of Yōtei foi o grande destaque do mais recente State of Play, apresentado pela Sony nesta quinta-feira (10). Durante 20 minutos, a Sucker Punch Productions revelou um mergulho completo no gameplay, apresentando novidades que vão além do combate, com foco em liberdade de exploração, sistemas inéditos e modos cinematográficos.
Com lançamento marcado para 2 de outubro, o exclusivo de PlayStation 5 promete levar os jogadores a uma nova jornada de vingança, agora protagonizada por Atsu, uma mercenária que persegue o temido grupo Yōtei Six, responsáveis pela morte de sua família.
Mundo aberto com mais liberdade e exploração estratégica
Desta vez, a trama se passa em Ezo, região que hoje conhecemos como Hokkaido. Segundo os desenvolvedores, o mapa de Ghost of Yōtei oferece ainda mais liberdade do que seu antecessor, com forte incentivo à exploração. Os jogadores poderão seguir pistas coletadas através de interrogatórios ou durante missões, revelando esconderijos secretos e locais inusitados.
Além disso, atividades como os tradicionais Desafios de Bambu e as Termas estão de volta, acompanhadas de novidades como a caça a recompensas e os altares de reflexão, que desbloqueiam habilidades inéditas para a protagonista. A promessa é que cada jogador construa sua própria jornada, com diferentes caminhos e abordagens.
Combate brutal com cinco armas e novas ferramentas
O sistema de combate também foi aprimorado e agora inclui cinco categorias principais de armas: katana, odachi, kusarigama, lança e espadas duplas. Cada uma oferece vantagens específicas para diferentes estilos de luta, como o odachi para inimigos pesados ou a kusarigama para desarmar adversários e controlar o campo de batalha.
Além disso, Atsu contará com armas de suporte, como kunai, bombas de fumaça, carco e uma arma de fogo, que é poderosa, mas barulhenta. Diferente de Jin Sakai, protagonista de Ghost of Tsushima, Atsu não tem grandes reservas quanto a usar qualquer recurso disponível para eliminar seus inimigos.
Novo sistema de cartas muda estrutura de missões
Uma das principais novidades do gameplay é o sistema de cartas, que substitui o menu tradicional de missões. Cada carta representa uma pista ou informação obtida durante a exploração e abre uma trilha narrativa única, com cenários, personagens e desafios próprios.
Esse formato permite que o jogador escolha livremente a ordem de seus alvos e quais áreas deseja explorar primeiro, afetando diretamente a progressão da história e até os tipos de inimigos encontrados. Durante a apresentação, foi possível ver como a escolha de uma carta levava a biomas com características distintas.
Lobo companheiro e acampamentos
Outra mudança importante na estrutura do jogo é o sistema de acampamentos, que substitui alguns dos menus convencionais do jogo anterior. Nesses acampamentos, os jogadores podem cozinhar para obter melhorias temporárias, tocar músicas tradicionais e interagir com aliados e comerciantes.
O recurso também traz opções para personalizar o equipamento e aceitar missões paralelas, fortalecendo a sensação de pertencimento ao mundo de Ezo. A protagonista ainda contará com a companhia de um lobo, que a auxiliará tanto na exploração quanto nos combates.
Modos cinematográficos inspirados em grandes diretores
Os modos visuais de Ghost of Yōtei foram outro ponto alto do evento. O clássico Modo Kurosawa está de volta, com filtros em preto e branco e granulação que remetem ao cinema samurai tradicional, assim como no primeiro jogo.
Mas o destaque ficou por conta de dois modos inéditos. O Modo Miike, inspirado em Takashi Miike (13 Assassinos), traz combates mais sangrentos e sujos, com a câmera próxima à ação. Já o Modo Watanabe, em parceria com Shinichirō Watanabe (Samurai Champloo), adiciona faixas de lo-fi exclusivas durante a exploração e batalhas, oferecendo uma atmosfera única e relaxante.
Edição especial do PS5 e lançamento exclusivo
Para celebrar o State of Play do game, a Sony também revelou edições limitadas do PlayStation 5 e do controle DualSense com artes exclusivas de Ghost of Yōtei. As placas do console exibem o Monte Yōtei, enquanto o controle traz detalhes inspirados em Atsu e seu arsenal.
Ghost of Yōtei chega em 2 de outubro exclusivamente para PlayStation 5 e PS5 Pro. Apesar de rumores sobre uma futura versão para PC, até o momento, não há confirmação oficial sobre o lançamento em outras plataformas.
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