O canal CazéTV, comandado pelo streamer Casimiro Miguel, faz sucesso no YouTube com transmissões de grandes eventos esportivos em uma linguagem descontraída. A Globo também está planejando entrar nesse mercado.
De acordo com o portal F5, a emissora decidiu criar a Globo Esporte TV (GE TV), que terá uma proposta semelhante, também no YouTube.
Globo quer canal esportivo no YouTube para competir com a CazéTV
O canal CazéTV, projeto de Casimiro Miguel com a empresa Livemode, conta com 21,8 milhões de inscritos no YouTube. O projeto fez sucesso com transmissões esportivas em uma linguagem informal, trazendo debates descontraídos e com reações ao vivo. Atualmente, o canal virou referência na transmissão de esportes, tendo exibido as Olimpíadas no ano passado e o Mundial de Clubes deste ano.
A Globo também tem seu braço esportivo, o Globo Esporte (GE), em rede nacional. Dado o sucesso no YouTube, a emissora também estaria considerando criar um projeto especialmente voltado para a plataforma de vídeos, o GE TV. A proposta deve ser parecida com a da CazéTV: transmissões informais, mesclando influenciadores digitais e profissionais do ramo esportivo para atrair um público mais jovem.
A Globo confirmou ao F5 que o projeto está em desenvolvimento. O Olhar Digital procurou a emissora para mais detalhes.
Como será o GE TV?
Por enquanto, a Globo não deu detalhes de como será o programa voltado para esportes no YouTube, nem data de estreia.
De acordo com a apuração da coluna, a emissora não usará ninguém do programa esportivo Globo Esporte, da TV aberta, na versão digital. A ideia é trazer caras novas para atrair um público diferente. Uma das poucas exceções pode ser Fred Bruno, que está sendo avaliado para participar do projeto.
Ainda de acordo com o site, o GE TV terá programação fixa e vai usar o canal existente do Globo Esporte no YouTube, que conta com 6,2 milhões de inscritos. Por enquanto, a emissora usa o canal apenas para publicar os melhores momentos de jogos de futebol.
Assim como no caso da CazéTV, o foco do projeto deve ser as transmissões ao vivo.
Número de brasileiros com TV por assinatura é o menor desde 2016
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada no final do mês passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou uma mudança de comportamento dos brasileiros. Cada vez mais pessoas estão substituindo a TV por assinatura pelo streaming.
Leia mais:
- 8 novelas emocionantes para assistir no Globoplay
- Como assistir às novelas da Globo pelo Globoplay
- 10 filmes em domínio público para assistir de graça no YouTube
Desde 2016, o número de usuários caiu de 22,2 milhões para 18,3 milhões, enquanto o streaming cresceu. Saiba mais detalhes sobre a pesquisa aqui.
O post Globo planeja criar canal esportivo no YouTube – nos moldes da CazéTV apareceu primeiro em Olhar Digital.