GM aposta em IA e direção autônoma em novo Cadillac Escalade IQ

A General Motors (GM) apresentou uma série de avanços tecnológicos que marcam o próximo passo de sua estratégia em direção a veículos mais inteligentes e conectados. Apesar da desaceleração na produção de carros elétricos, a montadora americana quer reforçar seu compromisso com automação, inteligência artificial e novos sistemas de software.

Durante evento em Nova York, a CEO Mary Barra anunciou que a companhia prepara uma nova versão de seu sistema de direção autônoma e um assistente de voz baseado em IA, além de uma plataforma de computação mais potente e baterias com custo reduzido. As novidades estarão disponíveis inicialmente no novo Cadillac Escalade IQ, com lançamento previsto para 2028.

Cadillad Escalade IQ 2025. GM prepara novidades para a linha em 2028 (Imagem: Cadillac / Divulgação)

Direção “mãos livres e olhos fora da estrada”

O destaque da apresentação foi o anúncio de um sistema de condução autônoma de Nível 3, que permitirá aos motoristas tirar as mãos do volante e desviar o olhar da estrada em determinadas situações. A tecnologia será inaugurada no Escalade IQ e, segundo a GM, funcionará em todas as rodovias dos Estados Unidos.

A empresa foi uma das pioneiras nesse tipo de recurso ao lançar o Super Cruise em 2017, classificado como Nível 2. Agora, o novo sistema promete levar essa experiência a um patamar mais avançado, com tomada de decisão e percepção aprimoradas. A classificação de Nível 3, conforme a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), ainda exige que o condutor assuma o controle quando solicitado, mas já permite períodos de direção totalmente automatizada.

Em entrevista ao podcast Decoder, do The Verge, o diretor de produto da GM, Sterling Anderson, afirmou que a segurança continuará sendo o foco da empresa. “Nossos clientes já dirigiram mais de 700 milhões de milhas com o Super Cruise sem um único acidente atribuído à tecnologia”, afirmou ele.

Novo assistente de voz com IA

A partir de 2026, a GM começará a integrar o Gemini, sistema de inteligência artificial do Google, em veículos elétricos e a combustão. A tecnologia oferecerá respostas contextuais e mais conversacionais, auxiliando motoristas com navegação, recomendações de locais e consultas sobre o manual do veículo.

A GM prepara integração com o Gemini em seus veículos (Imagem: Mehaniq / Shutterstock.com)

Mais adiante, a empresa planeja lançar seu próprio assistente de IA, ajustado ao “perfil de inteligência” de cada veículo e às preferências pessoais do condutor. O objetivo é que o sistema compreenda o contexto da viagem e ofereça sugestões personalizadas, ampliando a experiência de conectividade a bordo.

Plataforma de software mais potente

Outro pilar da estratégia é o lançamento de uma nova arquitetura de computação centralizada em 2028. A GM afirma que ela permitirá dez vezes mais atualizações remotas, mil vezes mais largura de banda e até 35 vezes mais desempenho de IA do que os sistemas atuais. Essa base servirá tanto para veículos elétricos quanto para modelos com motor a combustão.

Segundo Anderson, o novo sistema migrará para rede baseada em Ethernet, o que garantirá tempos de resposta abaixo de um milissegundo. Essa melhora deve beneficiar desde a estabilidade da suspensão até os recursos de direção autônoma e conectividade.

Baterias mais baratas e sustentáveis

A GM também anunciou o desenvolvimento de baterias com tecnologia de lítio enriquecido com manganês (LMR), que utilizam menos níquel e cobalto — metais mais caros e escassos. De acordo com a empresa, a inovação pode reduzir o custo de produção de veículos elétricos em milhares de dólares, sem comprometer a capacidade de armazenamento de energia.

Executivos da GM afirmaram que a montadora espera ser a primeira do setor a produzir baterias com essa composição em larga escala, embora reconheçam que fabricantes chinesas como BYD e Geely também investem em soluções semelhantes.

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Robótica e integração energética

Além dos veículos, a GM informou que mais de 100 engenheiros e especialistas em robótica estão desenvolvendo novos sistemas para automatizar suas linhas de produção. Os robôs, treinados com dados reais de fábrica, devem ganhar maior autonomia para se mover entre os funcionários e executar tarefas complexas.

GM planeja elevar a automação em suas linhas de produção (Imagem: John Gress Media Inc / Shutterstock.com)

A companhia também expandirá seu programa GM Energy, lançado em 2022, permitindo que donos de carros elétricos forneçam energia de volta à rede elétrica ou utilizem o veículo como fonte de energia em caso de blecaute. Um novo modelo de leasing para o sistema GM Energy Home, que integra energia solar e armazenamento doméstico, será oferecido a partir do próximo ano.

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