Golpe do falso leilão virtual: como não cair em fraudes?

Um dos efeitos da pandemia da Covid-19 tem sido o aumento das compras online e, com isso, os leilões online. Entretanto, apesar dos benefícios, a internet pode também levar algumas a cair em fraudes.

Segundo a Associação de Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo (Aleoesp), mais de 2 mil sites de leilões falsos foram identificados desde 2019, e só no ano passado o número de endereços falsos foi de 1.063, o que é mais que o dobro em relação a 2020, que teve cerca de 510.

Leia mais:

Golpe do Intercâmbio: Como identificar?O que é o golpe financeiro do “abate do porco”?Golpe do presente: saiba como se proteger

Veículos, móveis, eletrodomésticos e até vagas em estacionamentos podem ser comprados por lances em leilão. Devido à alta taxa de juros da economia e aos altos índices de endividamento, essa forma que possibilita a compra de mercadorias por até pela metade do preço vem crescendo cada vez mais, mas é necessário ter muito cuidado com a possibilidade de fraudes.

“O principal passo para saber se um leilão é verdadeiro é observar o site em que se dá o lance. Apesar disso, um leilão falso não é motivo para você não estar no mercado de leilões”, explica Isabella Peracchi, uma das principais referências no mercado brasileiro de leilões e a maior influenciadora especializada no ramo, que também compartilha algumas dicas para quem quer entrar no mercado sem cair em fraudes e crimes virtuais.

Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock

“Depois de saber quem é o leiloeiro, confira se ele está devidamente cadastrado na junta comercial do estado e não bata o martelo antes de ligar para o telefone oficial cadastrado na junta para conferir”, informa a especialista. Todo estado tem uma junta comercial e seus contatos podem ser facilmente encontrados no Google. Com isso, a especialista dá algumas dicas para iniciantes não caírem em ciladas nos leilões:

Controle sua ansiedade: Pesquisas apontam que 60% dos brasileiros compram por impulso, e no mercado de leilões não é diferente. “É preciso saber a hora certa de comprar”, diz Isabella.Tenha um bom planejamento: É fundamental ter tudo definido e planejado antes de tomar qualquer ação nos leilões.Tome cuidado com o medo: Ao entrar no mercado, o medo pode tomar conta. “A melhor forma de fazer com que ele acabe é estudar e adquirir conhecimento sobre os leilões”, completa Isabella.

“Eu costumo dizer que lidar com leilão é simples, mas não é fácil. A partir do momento que você aprende o método, as estratégias certas e a hora certa de agir, tudo fica muito mais simples”, conclui Isabella.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Golpe do falso leilão virtual: como não cair em fraudes? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Reino Unido descarta desviar raios solares para conter mudanças climáticas

Quanto custa um PC gamer para rodar Battlefield 6?

Borderlands 4 tem coop local e crossplay? Saiba tudo sobre os modos de jogo