Golpe do INSS: criminosos se passam pela Central 135 para enganar aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre um novo golpe que tem enganado aposentados e pensionistas em todo o país. Criminosos estão se passando por atendentes da Central 135 e pedindo que os segurados digitem “1” ou “2” durante ligações falsas para supostamente confirmar dados ou manter o benefício ativo.

O órgão reforça que não realiza a Prova de Vida por telefone, mensagem de texto ou aplicativo de terceiros e jamais solicita senhas, dados pessoais ou transferências de dinheiro.

INSS reforça que a Prova de Vida é feita automaticamente

Desde 2023, o procedimento de Prova de Vida passou a ser automático para a maioria dos beneficiários, com base no cruzamento de informações oficiais do Governo Federal. Dessa forma, os segurados não precisam comparecer a agências bancárias ou responder ligações para comprovar que estão vivos e continuar recebendo o benefício.

Os segurados não precisam comparecer a agências bancárias ou responder ligações para comprovar que estão vivos (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Somente quem não foi identificado por esse sistema automático precisa regularizar a situação. Esses casos são informados exclusivamente por meio de aviso no extrato bancário, e nunca por telefone ou mensagens. Atualmente, o INSS já notificou cerca de 4 milhões de pessoas que devem realizar a regularização dentro de 30 dias.

O órgão explica que o procedimento pode ser feito de duas formas seguras. Ou pelo Meu INSS, por meio do site ou aplicativo, ou pelo próprio banco, já que algumas instituições financeiras oferecem a opção de realizar a Prova de Vida.

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Como se proteger de golpes envolvendo o INSS

O INSS recomenda que os beneficiários estejam sempre atentos a qualquer tentativa de contato que envolva a confirmação de dados pessoais ou ameaças de bloqueio do benefício. Para garantir a segurança, é essencial seguir algumas orientações básicas:

  • Desconfie de qualquer ligação, mensagem ou e-mail pedindo informações pessoais;
  • Nunca informe senhas, CPF ou número de benefício por telefone;
  • Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Central 135 ou acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo oficial.

Esses golpes têm como alvo principal aposentados e pensionistas, grupos mais vulneráveis a esse tipo de fraude. Por isso, o INSS pede que a população compartilhe a informação com familiares e amigos para evitar que mais pessoas sejam vítimas. O órgão reforça: a Prova de Vida é automática e qualquer comunicação oficial será feita apenas pelos canais oficiais do governo.

Em caso de dúvidas, acesse o Meu INSS (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

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