Sempre em busca de novos golpes, ciberecriminosos estão inovando no envio de mensagens de phishing. Segundo a Wired, agora eles estão usando torres falsas de celular, chamadas “SMS blasters”, que funcionam como torres portáteis que enganam seu celular, fazendo com que se conecte a elas.
Com isso, esses golpistas conseguem enviar um volume gigantesco de mensagens SMS contendo links maliciosos. Segundo a matéria, a polícia tailandesa afirmou que uma única dessas torres é capaz de enviar cerca de 100 mil mensagens por dia.
Torres falsas têm o tamanho de uma mochila
Normalmente, os golpistas mandavam mensagens usando listas gigantescas de números, mas, segundo a Wired, as operadoras conseguem detectar e barrar boa parte delas. Para fugir desses bloqueios, os criminosos passaram a levar a própria “torre” pela cidade e enviar as mensagens diretamente aos aparelhos que se conectam a ela.
As torres podem ficar no porta-malas de carros ou até dentro de mochilas nas costas dos golpistas, o que facilita o envio de mensagens para os celulares próximos.
Leia mais:
- Conhece o golpe do CPF irregular? Veja como se proteger
- Chatbots de IA podem criar golpes de phishing eficazes
- Por que o Brasil é alvo de tantos ataques cibernéticos? Google revela motivos
A tecnologia não é nova, esse tipo de equipamento é muito usado para garantir acesso à rede de telefonia em eventos, após desastres naturais e para atender a demandas específicas, no entanto, seu uso tem sido desvirtuado.
O golpe foi identificado pela primeira vez em países do Sudeste Asiático, mas está se tornando comum na Europa e na América do Sul. No Brasil, segundo a Anatel, golpistas alugam apartamentos em andares altos de prédios, em áreas movimentadas, para espalhar as mensagens.
Como a antena falsa de celular funciona?
- Antenas falsas (CSS) emitem sinais ilegítimos que atraem celulares próximos.
- Primeiro conectam em 4G falso, depois forçam downgrade para 2G (mais inseguro).
- A estação 2G falsa envia SMS maliciosos em massa aos aparelhos capturados.
- Todo o ataque pode ocorrer em segundos e ser imperceptível ao usuário.
- Técnica explora falhas e aparece mesmo com filtros e bloqueios das operadoras.
Embora algum conhecimento técnico ajude no uso desses dispositivos, aqueles que os operam não precisam ser especialistas.
Cathal Mc Daid, vice-presidente da Enea, empresa de telecomunicações e segurança cibernética, à Wired.
Golpes de phishing estão em crescimento
Golpes de phishing por SMS estão aumentando, e as operadoras tentam bloquear essas mensagens antes que cheguem às pessoas. Segundo a Wired, a operadora britânica Virgin Media O2 bloqueou mais de 600 milhões de mensagens de texto com fraudes em 2025.
Ainda assim, com o uso dessas antenas falsas, criminosos conseguem superar os sistemas de detecção e chegar aos usuários.
O post Golpes via SMS crescem com uso de antenas falsas de celular apareceu primeiro em Olhar Digital.