Golpistas enviam e-mail com correio de voz falso para roubar credenciais da Microsoft

Um grupo de cibercriminosos vem utilizando um velho golpe — porém ainda eficaz — para roubar credenciais nos principais aplicativos da Microsoft. De acordo com pesquisadores do ThreatLabZ, eles enviam e-mails às vítimas em potencial notificando uma mensagem de correio de voz. No corpo do texto, porém, há um anexo HTML que, quando aberto, redireciona o usuário a um site de phishing de credenciais.

A equipe do ThreatLabZ, vinculada ao serviço de segurança Zscaler, monitora, desde maio, a campanha que visa as principais indústrias verticais nos Estados Unidos. Tanto os e-mails quanto a página de roubo de credenciais, segundo os pesquisadores, parecem vir de entidades legítimas e a própria Zscaler foi uma dos alvos da operação.

Outras vítimas da campanha incluem organizações ligadas a segurança de software, militares, provedores de soluções de segurança, assistência médica e farmacêutica e cadeias de manufatura.

“Embora não seja uma abordagem nova, o uso de notificações de correio de voz continua sendo muito eficaz, pois tendem a se misturar aos tipos de notificações que fazem parte do nosso trabalho diário”, explica Erich Kron, especialista de segurança da KnowBe4, em entrevista ao site Threatpost.  

Leia mais:

Microsoft está testando uma repaginada no design do OneNoteMicrosoft está testando o Android 12.1 para Windows 11Microsoft quer replicar a E3 para usuários do Game Pass; entenda

Como funciona o golpe atual

Primeiro, os cibercriminosos enviam uma mensagem às vítimas informando que elas têm um novo correio de voz. O remetente da mensagem, diz o ThreatLabZ, é colocado como se fosse da empresa-alvo e o endereço no campo “De” imita o nome da organização, assim como a marca d’água no próprio e-mail.

E-mail menciona nova mensagem de voz para roubar credenciais da Microsoft (Reprodução/ThreatLabsZ)

Na mensagem, um anexo HTML redireciona o usuário para um site de phishing de credenciais que imita a página da Microsoft, consolidando o golpe. Os principais aplicativos alvo são os incluídos no pacote Office 365 e Outlook. Os invasores ainda usam um formato consistente para as URLs usadas no processo de redirecionamento “que incluem o nome da organização visada, bem como o endereço do e-mail do indivíduo”, observam os pesquisadores.

No caso da Zscaler, por exemplo, a URL tinha o seguinte formato: “zscaler.zscaler.briccorp[.]com/<base64_encoded_email>”.

Página de phishing de credenciais imita a da Microsoft (Reprodução/ThreatLabsZ)

Como o golpe ainda está ativo, o ThreatLabZ recomenda que os usuários não abram anexos em e-mails enviados de fontes não-confiáveis ou desconhecidas. “Como prática recomendada, em geral, os usuários evem verificar a URL na barra de endereço do navegador antes de inserir qualquer credencial”, orienta o ThreatLabZ, em publicação da última sexta-feira (17).

Crédito da imagem principal: MaximP/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Golpistas enviam e-mail com correio de voz falso para roubar credenciais da Microsoft apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Netflix confirma quanto tempo filmes da Warner ficarão no cinema antes de chegar ao streaming

Google Chrome ganha tela dividida e marcação de textos

Carregadores portáteis Basike com até 58% OFF e cupons na Shopee