Neste ano, o Google tem acrescentado vários recursos de inteligência artificial ao Maps para aprimorar a experiência do usuário. Agora, a big tech decidiu ampliar as funcionalidades da ferramenta e, para isso, adicionará o Gemini à plataforma, permitindo que os usuários façam perguntas e até mesmo solicitem ações à IA enquanto dirigem.
O anúncio foi feito pela empresa nesta quarta-feira (5). A companhia informou que as funcionalidades de navegação do Gemini serão disponibilizadas para aparelhos Android e iOS (iPhone) nas próximas semanas, de forma gradual, em todas as localidades onde o Gemini estiver disponível, incluindo o Brasil. Vale destacar ainda que também será lançada uma versão para o Android Auto.
Leia mais:
- Acordo entre Epic e Google pode mudar o Android no mundo inteiro
- Google mira energia solar espacial para alimentar centros de IA no futuro
- Gemma: Google remove IA que forneceu informações falsas
Possibilidades no Maps com a integração do Gemini
- Perguntar ao aplicativo sobre pontos de seu interesse na sua rota.
- Atualizar-se sobre as últimas notícias relacionadas ao seu assunto favorito, como política e esportes.
- Solicitar que o Gemini acrescente eventos ao seu calendário. Também é possível adicionar uma parada apenas dizendo algo parecido com “Ok, vamos lá” e continuar com a informação do local onde deseja parar.
- Pedir indicação de algum restaurante barato com opções de comidas conforme o seu gosto e que esteja em sua rota.
- Avisar sobre incidentes de trânsito para que o Maps notifique os demais usuários em relação ao que há na pista. Exemplos disso são acidentes, enchentes e até mesmo congestionamentos.
Recurso para aprimorar as instruções de navegação
Por meio da combinação de dados do Gemini e o Street View, recurso do Maps que oferece vistas panorâmicas de 360º dos locais, o Google conseguirá aprimorar as instruções de navegação.
Dessa forma, a ferramenta passará a mencionar pontos de referência próximos ao local onde o usuário precisa virar. Por exemplo, em vez de instruir “entre à esquerda em 100 metros”, o Maps citará algum ponto facilmente identificável, como restaurantes ou prédios famosos.
De acordo com a big tech, para identificar os pontos de referência, o Gemini realiza o cruzamento de informações sobre 250 milhões de locais com imagens do Street View.
A navegação por meio de pontos de referência está sendo disponibilizada primeiramente para usuários que estejam nos Estados Unidos, tanto em dispositivos Android quanto em iOS (iPhone).
Integração com o Google Lens
O Maps também receberá o Google Lens ainda este mês, inicialmente nos EUA, como mais uma ferramenta para ajudar os motoristas e até mesmo os passageiros durante suas viagens.
Por meio do Google Lens, agora será possível apontar a câmera do smartphone para um local de interesse e realizar perguntas sobre ele.
O post Google adiciona o Gemini ao Maps para aprimorar a experiência do usuário apareceu primeiro em Olhar Digital.