Google ainda deve demorar para lançar ‘rival do ChatGPT’

O próximo modelo de inteligência artificial (IA) do Google, chamado Gemini, deve demorar mais do que o esperado para aparecer. Segundo duas fontes ouvidas pelo site The Information, o lançamento da IA é esperado para primeiro trimestre de 2024.

Para quem tem pressa:

O próximo modelo de inteligência artificial (IA) do Google, chamado Gemini, teria tido seu lançamento adiado para o primeiro trimestre de 2024, segundo fontes;Sergey Brin, co-fundador do Google, estaria intensamente envolvido no desenvolvimento da IA, dedicando “quatro a cinco dias por semana” ao projeto, de acordo com relatos das fontes;O atraso coloca o Google ainda mais atrás da Microsoft na corrida da IA, com a Microsoft liderando em resultados financeiros e investindo na OpenAI;A expectativa é que o Gemini alimente desde chatbots até recursos que resumem ou geram texto original, desafiando a dominância do ChatGPT no espaço de IA generativa.

As fontes também relataram que Sergey Brin, co-fundador do Google, tem passado de “quatro a cinco dias por semana” com os desenvolvedores da gigante de tecnologia. Até então, esperava-se que a empresa lançasse o Gemini em novembro de 2023.

Leia mais:

Novo cabo submarino do Google vai interligar oito países remotosComo desativar pesquisas relacionadas no GoogleGoogle Fotos não sincroniza? Veja como consertar

O atraso coloca a empresa controlada pela Alphabet ainda mais atrás da concorrente Microsoft, um grande investidor na OpenAI. Os resultados financeiros mais recentes da Microsoft e do Google ilustram a posição de liderança da Microsoft na corrida armamentista de IA.

Segundo o The Information, parte do sucesso da Microsoft veio da venda da tecnologia da OpenAI para seus clientes.

Nova IA do Google

(Imagem: NicoElNino/Shutterstock)

A expectativa é que o Gemini seja capaz de alimentar desde chatbots até recursos que resumem texto ou geram texto original com base no que os usuários desejam ler, como rascunhos de e-mails, letras de música ou notícias.

O novo modelo de IA vem após o Google lançar o chatbot Bard e o PaLM 2 LLM (modelo de linguagem grande). Quando lançado, espera-se que o Gemini desafie a dominância do ChatGPT no espaço de IA generativa.

Em maio, Sundar Pichai, CEO do Google e da controladora Alphabet, escreveu, num post publicado no blog oficial da empresa:

O Gemini foi criado do zero para ser multimodal, altamente eficiente em integrações de ferramentas e APIs e construído para possibilitar inovações futuras, como memória e planejamento. Embora ainda esteja no início, já estamos vendo capacidades multimodais impressionantes que não eram vistas em modelos anteriores.

O post Google ainda deve demorar para lançar ‘rival do ChatGPT’ apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Saiba quais foram os piores desastres causados por tornados no Brasil

Final explicado de Frankenstein: Entenda o desfecho do filme da Netflix

Resultado da Mega-Sena de hoje: veja números e ganhadores do concurso 2939 (terça, 11/11)