Google anuncia mudanças para cumprir Lei de Mercados Digitais na UE

O Google anunciou, nesta terça-feira (05), mudanças em seus serviços para se adequar à nova Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) da União Europeia (UE). O objetivo da legislação é impor regras para empresas de tecnologia não abusarem de posições dominantes no mercado.

Leia mais:

Google dispensa funcionários enquanto intensifica esforços de melhoria7 configurações de privacidade do Google para mudar agora mesmo!Circule para Pesquisar: como ativar e usar busca inteligente do Google

Entre as novidades anunciadas pelo Google, numa postagem em seu blog, estão:

Novas ferramentas para desenvolvedores de aplicativos;Permissão para promoção de apps em aplicativos de terceiros e lojas além da Play Store;Sistemas de pagamento alternativos ao Google Pay;Alterações nos resultados de pesquisa na busca do Google;Solicitação de consentimento dos usuários para compartilhamento de dados entre produtos e serviços do Google.

Google e o cumprimento à DMA

(Imagem: kovop/ Shutterstock)

Entre as alterações, a Google implementou mudanças nos resultados de pesquisa para facilitar o acesso a sites de comparação e removeu funcionalidades que beneficiavam diretamente empresas como hotéis e restaurantes.

A empresa também introduziu telas de escolha adicionais no Android e no Chrome para que os usuários possam selecionar seus mecanismos de pesquisa ou navegadores preferidos, além de implementar consentimentos adicionais para o compartilhamento de dados entre os serviços do Google.

Para desenvolvedores, a Google manteve a flexibilidade do Android em permitir aplicativos de terceiros e lojas de aplicativos. E introduziu programas para permitir sistemas de faturamento alternativos. Essas medidas buscam atender às exigências do DMA de proporcionar mais opções aos consumidores e abrir o mercado para a concorrência.

(Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock)

A empresa também lançou um programa para facilitar que desenvolvedores direcionem usuários para ofertas externas, aumentando a transparência e as opções de compra para os consumidores da União Europeia.

Na área de transparência e compartilhamento de dados, a Google continua fornecendo detalhes sobre o desempenho de sites, aplicativos e anúncios aos seus clientes empresariais. E anunciou que fornecerá dados adicionais conforme exigido pelo DMA, respeitando a privacidade do usuário e informações sensíveis.

O que mais a empresa diz

(Imagem: nitpicker/Shutterstock)

O Google afirma estar comprometido com a transparência e mudanças significativas nos produtos em resposta à DMA, mesmo expressando preocupações de que algumas regras possam limitar as escolhas para europeus. A empresa enfatiza a importância da aplicação consistente das novas regras para garantir um ambiente equilibrado para consumidores e empresas na Europa.

Por fim, o Google sinaliza que continuará colaborando com a Comissão Europeia e a indústria para garantir a oferta contínua de produtos e serviços úteis, seguros e compatíveis na Europa, ressaltando a necessidade de adaptação contínua à medida que novas exigências regulatórias são implementadas.

O post Google anuncia mudanças para cumprir Lei de Mercados Digitais na UE apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Pix Betnacional

10 motos que chegam ao Brasil ainda em 2025

Amazon Prime Video: lançamentos da semana (8 a 14 de setembro)