O Google Chrome ganhou três novidades focadas em aumentar a produtividade e organização dos usuários enquanto usam o navegador. A companhia anunciou que o browser receberá uma opção de tela em visualização dividida, anotações práticas em PDFs e uma opção de salvar diretamente em pastas do Google Drive.
A funcionalidade de split view (tela dividida) já estava em fase de testes no Google Chrome há alguns meses para certos usuários. Essa opção permite que os usuários visualizem duas abas abertas simultaneamente, lado a lado, dentro da mesma janela do navegador e sem precisar redimensionar as janelas ou alterná-las.
O Windows 11 já possui uma ferramenta nativa que permite separar janelas de inúmeras maneiras apenas ao clicar no botão de quadrado perto do X que fecha o navegador. A diferença do split view do Chrome é que ele faz isso dentro do navegador em suas próprias abas.
Embora não seja nada revolucionário, essa função deve facilitar quem deseja preencher uma planilha e consultar a fonte dos dados, ou apenas assistir um vídeo do YouTube e realizar anotações na outra aba.
Marcar PDFs no Chrome agora é real
Um dos recursos mais solicitados ao Google enfim permitirá que os usuários alterem PDFs no próprio Google Chrome. Com isso, será possível destacar os textos ao grifá-los e até mesmo adicionar notas no documento. Is’;–o reduz a dependência de utilizar softwares externos, como o Adobe Reader.
- Uma função chamada “Save to Google Drive” também foi incorporada e deixa os usuários salvarem certos arquivos diretamente no Drive;
- É possível baixar um PDF da internet e transportá-lo diretamente para uma pasta chamada “Salvo pelo Chrome”;
- Isso elimina a necessidade de encher a pasta Downloads do Windows de arquivos para só então movê-los para o Drive;
- Salvar documentos na nuvem, em especial a do Google, também faz com que seus amigos ou colegas de trabalho consigam acessá-los rapidamente;
- Nenhuma dessas funções é inédita no mundo dos navegadores, mas serve para dar uma ajuda no cotidiano dos usuários;
- Há anos o Microsoft Edge já contava com a opção de grifa e adicionar notas em PDFs, por exemplo.
Essas novas funcionalidades no Google Chrome já estão disponíveis para uso no navegador. Caso nenhuma delas apareça para você, é interessante fechar o Chrome ou até mesmo reiniciar rapidamente o computador, pois esse browser atualiza automaticamente após ser fechado.
O Google também lançou o Gemini 3.1 Pro para realizar tarefas mais complexas e tem o dobro de raciocínio lógico da versão passada. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.