Home Variedade Google começa testes públicos de chatbot IA que foi acusado de ter “vida própria”

Google começa testes públicos de chatbot IA que foi acusado de ter “vida própria”

by
3 minutes read

O Google anunciou que está disponibilizando seu aplicativo AI Test Kitchen, que vai permitir que usuários conversem com o chatbot de inteligência artificial (IA) da empresa. No app, os testadores poderão conversar com a mais recente versão do LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo).

O AI Test Kitchen “destina-se a dar uma ideia de como pode ser ter o LaMDA em suas mãos”, disse o CEO do Google, Sunday Pichai, na época em que anunciou o desenvolvimento do aplicativo. 

Leia também!

SpaceX Starlink e T-Mobile prometem que 5G se conectará aos satélitesLula supera Bolsonaro no número de interações nas redes sociais durante entrevista ao JNTiktoker diz ser viajante do tempo e “revela” data de morte da Rainha Elizabeth

Por ora, apenas o aplicativo para Android está disponível, mas espera-se que, em breve, também seja lançada a versão para iOS. Os testes do novo chatbot do Google começaram para pequenos grupos dos Estados Unidos, mas qualquer pessoa pode entrar na lista de espera. 

Ao se inscrever, o usuário precisa concordar com algumas coisas, como: “Não incluirei nenhuma informação pessoal sobre mim ou outras pessoas em minhas interações com essas demonstrações”. 

O Google afirma que o novo chatbot pode tratar sobre assuntos imprecisos ou inadequados, mas reforça a importância do teste com pessoas para que novas adaptações possam feitas e que o sistema possa ser melhorado. 

Imagem: maxuser/Shutterstock.com

A Meta recentemente lançou seu chatbot para testes, mas, diferente da empresa de Zuckerberg, o Google parece estar adotando uma abordagem mais restrita, colocando limites em como o público poderá interagir. 

Vale lembrar que o engenheiro de software sênior Blake Lemoine, que foi escalado pelo Google para testar o LaMDA, chegou a afirmar que a inteligência artificial tinha vida própria

Após os testes, Lemoine afirmou que a inteligência artificial era senciente, ou seja, dotado de sensações ou impressões próprias, assim como um ser humano. O engenheiro debateu com a máquina sobre a terceira Lei da Robótica, idealizada por Isaac Asimov, que afirma que os robôs devem proteger sua própria existência.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Google começa testes públicos de chatbot IA que foi acusado de ter “vida própria” apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment