Google deve lançar rastreador como o AirTag da Apple e SmartTag da Samsung

O Google deve anunciar uma alternativa para o rastreador AirTag da Apple e a SmartTag da Samsung. A novidade vem de um desenvolvedor chamado Kuba Wojciechowski, que encontrou indícios deste produto em um código interno do gigante das buscas, com nome de Grogu – sim, o Baby Yoda.

Os rastreadores de dispositivos estão ficando mais comuns no cotidiano, salvando a pele de quem perde a chave dentro da própria casa ou não sabe onde foi parar a carteira, ou então quer ver o caminho da mala dentro do aeroporto. A Apple tem uma solução própria que usa a proximidade de iPhones e iPads para te dizer onde está um produto, com a Samsung fazendo a mesma coisa com seus aparelhos.

Leia mais:

Falha no Google Chrome colocou dados confidenciais em riscoGoogle Relógio agora permite gravar áudio para usar como alarme (mas apenas em smartphones Pixel)Google Stadia morreu, mas seu controle seguirá vivo como um controle Bluetooth

Agora o Google parece querer entrar na festa, levando para dentro de todo Android o suporte para um produto ainda sem nome, mas com código de “Grogu”. De acordo com a referência encontrada por Wojciechowski, a tecnologia vai tirar proveito de outra já existente: a Fast Pair. Ela permite que acessórios como fones de ouvido encontrem um celular para pareamento, sem a necessidade de abrir o menu de Bluetooth.

Rastreador do Google teria alto-falante

O desenvolvedor diz que este localizador está nas mãos da mesma equipe do Google responsável pelos produtos Nest, como o Nest Audio lançado no Brasil, o termostato inteligente e as telas interativas. Além do nome com clara referência ao personagem de The Mandalorian, Wojciechowski também encontrou outros como “GR10” e “groguaudio”.

Google is working on a smart tracker similar to Apple’s AirTag, codename “grogu” – report pic.twitter.com/8K6KO7tfzj

— Kuba Wojciechowski (@Za_Raczke) January 16, 2023

“Ele tem um alto-falante integrado, semelhante ao AirTag. Deve vir em algumas cores diferentes (embora eu não conheça nenhuma específica neste momento). Parece haver suporte para UWB e também para Bluetooth Low Energy”, diz o desenvolvedor.

UWB (Ultra-wideband em inglês) é o tipo de conexão utilizada pela Apple e também pela Samsung em seus rastreadores. Já o Bluetooth Low Energy é comum em dispositivos que precisam conservar a bateria a qualquer custo, como relógios inteligentes e fones de ouvido completamente sem fios.

Além de alguns celulares topo de linha da Samsung, os Pixel 6 e 7 Pro contam com suporte para UWB. A tecnologia, além de encontrar os dispositivos com facilidade, é capaz de medir a distância até eles e sabe a origem do sinal, detalhes cruciais para qualquer rastreador.

Rastreador SmartTag (Imagem: divulgação/Samsung)

Google I/O pode ser palco para a novidade

Por enquanto parece que o Google trabalha com diversos fornecedores de partes para este rastreador, para competir diretamente com Apple e Samsung. O gigante das buscas também estaria mexendo os pauzinhos para convencer outras marcas a entregarem suporte para seu gadget.

Ainda não existe uma data prevista para o Google anunciar seu AirTag, mas se o desenvolvimento estiver tão avançado como parece estar, é bem provável que o Google I/O deste ano, evento da empresa para seus desenvolvedores, seja palco para a novidade.

Via: The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Google deve lançar rastreador como o AirTag da Apple e SmartTag da Samsung apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Entenda o final de Uma Mulher Comum, filme que está bombando na Netflix

Gafanhoto da tumba de Tutancâmon é vendido por R$ 2,5 milhões

Skinny Bob é real? Entenda o suposto alienígena mostrado em vídeo