O Google Drive para Android e iOS finalmente recebeu a aguardada integração com o Gemini. As funções de colaboração com o chatbot já estavam disponíveis na versão web do serviço, mas só agora chegam ao aplicativo mobile.
Na web, o Gemini já podia resumir documentos, discutir arquivos e até organizar diretórios usando comandos em linguagem natural. Com a novidade no celular, a experiência se torna praticamente idêntica, permitindo que usuários façam solicitações rápidas sem precisar acessar o computador.
O que o Gemini pode fazer no Google Drive
Segundo o Google, a integração com o Gemini no Drive adiciona novas possibilidades de produtividade, como:
- Resumir documentos ou pastas inteiras usando IA;
- Discutir tópicos que exigem síntese de informações de um ou mais arquivos, incluindo pastas completas;
- Puxar informações rápidas sobre projetos ou temas distribuídos em vários documentos.
Além disso, o chatbot pode recordar de informações discutidas anteriormente, funcionando como um assistente contínuo para projetos mais complexos.
Disponibilidade e limitações
Para contas corporativas, a disponibilidade das ferramentas depende da configuração feita por administradores. Eles precisam manter habilitados os recursos inteligentes e personalizados para que os usuários possam acessar as funções.
Para o público geral, o recurso vem ativado por padrão. A distribuição acontece de forma gradativa a partir de 22 de setembro e pode levar até 15 dias para alcançar todos os usuários.
As contas elegíveis são:
- Business Standard e Plus;
- Enterprise Standard e Plus;
- Google AI Pro for Education;
- Google One AI Premium.
Continue acompanhando o TecMundo para ficar por dentro das últimas novidades em inteligência artificial, Google Drive e como essas tecnologias estão transformando o dia a dia digital.