Quem utiliza o Google Drive com frequência para gerenciar e acessar documentos sabe que a plataforma tem algumas limitações, incluindo o modo de visualização de alguns formatos. Mas o Google está começando a consertar esse defeito.
A big tech anunciou, na última semana, uma remodelagem da interface de visualização de vários tipos de arquivo para o Google Drive na web, ou seja, acessado via navegadores para PC. A mudança afeta como você abre documentos em PDF, vídeos, imagens e áudios.
Essa alteração será ativada por padrão, o que significa que ela vai aparecer automaticamente para o usuário sem exigir configurações.
A chegada da interface é gradual e pode levar alguns dias até aparecer para todos os usuários, mas toda a comunidade — de assinantes do Google Workspace até quem só tem uma conta pessoal no Gmail — terá acesso ao visual renovado.
O que vai mudar no Google Drive
O Google chama a nova interface de uma “modernização“. Ela adiciona mais recursos e elementos em tela, inclusive de inteligência artificial (IA), ao mesmo tempo em que prioriza a visualização do próprio conteúdo.

As principais mudanças envolvem os documentos em PDF, que até então tinham uma forma de acesso bastante rústica e agora terá recursos que incluem:
- um novo menu “Arquivo” com uma série de opções de gerenciamento;
- uma barra de ferramentas acima do documento com recursos como mudar de página, zoom, comentar e pedir assinatura digital;
- um menu na lateral esquerda com uma tabela de conteúdos e miniaturas das páginas do documento para facilitar a navegação;
- a manutenção do menu do Gemini no canto direito, capaz de resumir documentos e tirar dúvidas ou gerar conteúdos em tempo real.
No caso de vídeos, o Google prometeu ainda uma opção para fazer buscas em vídeo a partir de palavras ou trechos da transcrição do material. Por enquanto, porém, ela divulgou apenas uma imagem oficial com as mudanças.
Você sabe o que acontece com os arquivos quando você cancela a assinatura de um serviço na nuvem? Tire a dúvida nesta matéria do TecMundo!
