Google facilita remoção de mais dados pessoais da busca; saiba como fazer

O Google revelou nesta terça-feira (10) melhorias no sistema de controle de informações pessoais sensíveis que aparecem nos resultados da busca. Com a atualização, a empresa promete facilitar a solicitação de remoção desses dados, aumentando a segurança.

“Hoje, estamos expandindo essa ferramenta para lhe dar ainda mais tranquilidade. Agora, você pode encontrar e solicitar a remoção de resultados de pesquisa que contenham informações como sua carteira de motorista, passaporte ou número do Seguro Social”, afirmou a gigante de Mountain View, em comunicado.

Como controlar as informações pessoais exibidas no Google?

O controle dos dados sensíveis exibidos na busca é feito por meio da central “Resultados sobre você”, disponível no app do Google, clicando na imagem de perfil e selecionado esta opção no menu. A ferramenta também pode ser acessada neste link.

  • Caso esteja usando o recurso pela primeira vez, clique em “Começar” e digite as informações que deseja monitorar, bem como os números de identificação governamentais;
  • Quem já utiliza a ferramenta deve apenas atualizar os documentos oficiais solicitados e inserir outras informações que queira acompanhar;
  • Depois de confirmar os dados, o Google passa a monitorá-los automaticamente, notificando o usuário se encontrar resultados de pesquisa nos quais eles aparecem;
  • Além dos alertas, a gigante da tecnologia fornece, na mensagem, as orientações necessárias para solicitar a remoção de tais informações nas pesquisas.
Após cadastrar suas informações, o Google fará o monitoramento automático e alertará caso elas apareçam nas pesquisas. (Imagem: Google/Divulgação)

É importante ressaltar que a exclusão de dados sensíveis aparecendo na busca do Google não os remove completamente da internet. Trata-se de um recurso importante para ajudar o usuário a controlar sua presença online, reduzindo a exposição e protegendo a privacidade.

A nova ferramenta de controle de informações pessoais online do Google será implementada primeiro nos Estados Unidos, nos próximos dias. A empresa confirmou a ampliação da oferta do recurso para outras regiões, mas sem divulgar o cronograma.

Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.

Related posts

Quais os direitos de quem é filmado sem autorização por óculos inteligentes?

Caixa fora do ar? Aplicativo do banco mostra mensagem de erro nesta terça (10)

Capcom libera Resident Evil Requiem de graça na compra de GPUs RTX! Veja modelos compatíveis