Para quem gosta de usar inteligência artificial em suas imagens, o Google anunciou nesta quinta-feira (04) que o Veo 3 estará disponível no Google Fotos. Com essa adição, os usuários do aplicativo podem transformar suas fotografias em curtos vídeos animados e bem realistas por meio da IA.
Disponível somente para usuários dos Estados Unidos, os usuários podem transformar imagens estáticas em vídeos de quatro segundos. Para fazer isso, basta selecionar o conteúdo desejado na aba Criação, e escolher entre as opções “Movimentos sutis” ou “Estou com sorte”.
As opções parecem um tanto quanto limitadas inicialmente. Em “Movimentos sutis”, o Veo 3 pode fazer uma pessoa na fotografia começar a dançar, mas também há opções para transformar as pessoas em personagens de anime, HQs, versões em 3D parecidos com filmes da Disney, etc.

O Veo 3 chega para substituir a tecnologia do Veo 2, disponível no Google Fotos desde julho. Segundo o Google, a adição desse recurso, além de dar um tom diferente aos conteúdos, também melhora automaticamente a fidelidade e resolução das fotografias modificadas.
O que é o Veo 3 do Google?
Lançado há alguns meses, o Veo 3 é o modelo generativo de vídeos mais avançado do Google e se tornou uma febre. A tecnologia interpreta comandos simples do usuário para gerar um vídeo curto de quase qualquer tema, e entende noções de cenários, personagens, enquadramento, câmera, contexto, etc.
- Em julho, o Google anunciou que a tecnologia já conseguiria transformar imagens estáticas em clipes animados, mas só agora isso foi adicionado nativamente no Google Fotos;
- A tecnologia também consegue gerar áudios, como narrações e diálogos por meio dos comandos de texto;
- Há alguns meses, a empresa também anunciou que o Veo 3 seria adicionado ao YouTube Shorts para criação de conteúdo;
- Essa tecnologia também foi usada de maneira nefasta para criar vídeos realistas de cunho racista, que foram difundidos no TikTok e receberam milhões de visualizações.
O Veo 3 para o Google Fotos é limitado por região, por enquanto, e a empresa diz que os usuários têm uma cota diária de edição generativa para usar em suas imagens. Ainda não há informações sobre a chegada oficial desse recurso por meio do aplicativo para usuários no Brasil.
Para mais informações sobre inteligência artificial e outras tecnologias do Google, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada.