A plataforma Gemini de inteligência artificial (IA) recebeu nos últimos dias melhorias em duas áreas. Além de ajudar você a marcar reuniões, a Google atualizou o modelo de linguagem para que ele seja capaz de conversar melhor com o usuário a partir de áudio e também lidar de maneira avançada com planilhas.
No campo da conversação, a novidade está na expansão do áudio nativo do Gemini Live para usuários do Android. Gradualmente, mais pessoas agora têm acesso aos recursos mais avançados do serviço, que incluem “conversas mais expressivas e responsivas” com a IA.
Com a atualização, o Gemini Live torna-se capaz de reconhecer elementos como ritmo, tom e entonação da voz do usuário para adaptar a própria fala — como adotar uma voz mais calma se ele notar que você está nervoso, por exemplo.
Além disso, agora é possível também configurar a voz do serviço para que ela tenha sotaques (dependendo do idioma, como britânico e australiano para o inglês) e até pedir que ele acelere ou desacelere na fala, algo que pode ser útil para o aprendizado de línguas ou se você precisar de instruções mais detalhadas em tempo real sobre alguma operação.
Por enquanto, esse recurso está em fase de disponibilização para assinantes do plano Google AI Pro para dispositivos Android, com prioridade para celulares da linha Pixel da própria Google.
IA agêntica em planilhas
No caso do Planilhas (ou Sheets), que é o aplicativo web da empresa para lidar com tabelas e bases de dados no geral, a adição ao Gemini envolve a possibilidade de configurá-lo como uma IA agêntica para realizar tarefas complexas sozinho.
Isso significa que o serviço agora executa comandos por conta própria dentro do aplicativo ou da página de um arquivo de planilha, após receber as instruções em texto do usuário. Tudo o que você precisa fazer é manter a janela aberta no navegador enquanto as ações são realizadas aos poucos pela IA.
Essa automação para realizar múltiplas operações pode envolver estruturação de planilhas, limpeza de dados brutos, refinamento de tabelas e realização de cálculos ou análises — o que ajuda a “poupar tempo precioso na sua rotina de trabalho”, segundo a Google.
Os novos recursos de IA agêntica para o Planilhas da Google já estão disponíveis para usuários dos planos Google Workspace ou assinantes das modalidades Google AI Pro e Ultra.
O Copilot, que é a IA da Microsoft, ganhou uma série de novos recursos de voz e leitura de tela também no Windows. Confira as novidades nesta matéria!