Google investe em IA capaz de “falar” mil idiomas

Enquanto chatbots de IA – em especial o ChatGPT – fazem sucesso, esse não é o único uso para aprendizado de máquina e modelos de linguagem.

Com rumores de planos para exibir mais de 20 produtos alimentados por inteligência artificial durante seu evento anual de I/O deste ano, o Google está progredindo em direção ao seu objetivo de construir modelo de linguagem IA que suporte mil idiomas diferentes.

Leia mais:

Como voltar a uma comunidade no WhatsApp após ter sido excluídoQual a vantagem de ter um Apple Watch?Twitter: entenda como um engenheiro derrubou uma das maiores redes sociais

Em atualização publicada nesta segunda-feira (6), o Google compartilhou mais informações sobre o Universal Speech Model (USM), sistema que a gigante das buscas descreve como um “primeiro passo crítico” para atingir seus objetivos.

Em novembro passado, a empresa anunciou seus planos de criar modelo de idioma compatível com mil dos idiomas mais falados do mundo, além de revelar seu modelo USM. O Google descreve o USM como “família de modelos de fala de última geração” com dois bilhões de parâmetros treinados em 12 milhões de horas de fala e 28 bilhões de sentenças em mais de 300 idiomas.

O USM, que o YouTube já usa para gerar legendas ocultas, também oferece suporte ao reconhecimento automático de fala (ASR). Isso detecta e traduz automaticamente idiomas, incluindo inglês, mandarim, amárico, cebuano, assamês e outros.

No momento, o Google diz que o USM suporta mais de 100 idiomas e servirá como “base” para construir sistema ainda mais amplo. A Meta está trabalhando em ferramenta de tradução de IA semelhante que ainda está nos estágios iniciais.

Um destino para a tecnologia pode estar dentro de óculos de realidade aumentada, como o conceito que o Google exibiu durante seu evento I/O no ano passado, capaz de detectar e fornecer traduções em tempo real que aparecem bem diante de seus olhos.

Essa tecnologia ainda parece um pouco distante, porém, e a deturpação do idioma árabe pelo Google durante o I/O prova como pode ser fácil errar.

Com informações de The Verge

Imagem destacada: Wikimedia Commons

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Google investe em IA capaz de “falar” mil idiomas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Venda do TikTok vai sair do papel? Trump ‘cobra’ Xi Jinping

Microsoft vai construir dois novos mega data centers de IA nos EUA

Google e PayPal se unem para impulsionar compras via IA