Google lança botão para ocultar resultados patrocinados na busca

Os anúncios do Google estão mudando. Segundo o 9to5Google, os resultados dos links patrocinados receberão menos tempo de tela na próxima atualização do sistema. Por outro lado, eles se tornarão muito mais visíveis.

Uma postagem no blog do Google explica que os anúncios serão agrupados sob um único rótulo, chamado “resultados patrocinados”, que ficará visível enquanto o usuário rolar a tela.

Resultados dos links patrocinados receberão menos tempo de tela na próxima atualização do sistema; por outro lado, eles se tornarão muito mais visíveis (Imagem: BINK0NTAN/Shutterstock)

Resultados devem se destacar da busca orgânica

Atualmente, o Google identifica anúncios pagos com a palavra “patrocinado” em cada resultado. Com a atualização, esse rótulo ficará maior e mais visível por mais tempo.

Outra novidade é que os usuários poderão ocultar os anúncios, mantendo-os recolhidos sob o mesmo rótulo. Segundo o Google, o objetivo é que as pessoas reconheçam e naveguem pelos anúncios com mais facilidade.

Leia mais:

A empresa afirma que o novo design não altera o tamanho dos anúncios, que continuam limitados a quatro por página.

Atualização busca facilitar navegação, permitindo ao usuário manter apenas os resultados orgânicos, mas sem prejudicar os anúncios (Imagem: AekaPhoto/Shutterstock)

Além disso, recentemente, o Google lançou a opção de adicionar fontes preferenciais para resultados mais personalizados no carrossel de Notícias Principais.

Google quer facilitar a navegação, mas sem perder o foco nos anúncios

O Google, com o passar dos anos, procurou deixar os anúncios pagos cada vez mais parecidos com os resultados da busca orgânica, lembra o The Verge. Com essa atualização, a empresa busca facilitar a navegação, permitindo ao usuário manter apenas os resultados orgânicos, mas sem prejudicar os anúncios, que só poderão ser ocultados depois de rolar toda a página.

Entenda como serão as mudanças:

  • Introdução do botão “ocultar resultados patrocinados”;
  • Os resultados patrocinados se tornarão mais visíveis e destacados, separados dos resultados orgânicos;
  • Cada anúncio pago será agrupado em uma seção chamada “Patrocinado”, com rótulo maior para facilitar a identificação;
  • A seção de anúncios terá, no máximo, quatro anúncios por busca;
  • As Visões Gerais de IA continuam presentes, aparecendo acima ou abaixo da seção patrocinada;
  • O botão “Ocultar” também pode ser usado para recolher recursos da interface e melhorar a experiência do usuário.
Resultados patrocinados se tornarão mais visíveis e destacados, separados dos resultados orgânicos (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)

Segundo o Google, todos os tipos de anúncios serão afetados, incluindo os de compras. A atualização será implementada globalmente, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.

O post Google lança botão para ocultar resultados patrocinados na busca apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Apagão atinge diversas regiões do Brasil na madrugada de terça-feira (14)

James Webb pode ter revelado as primeiras “estrelas escuras” do Universo

O que é Banana Prompts XYZ? Veja como utilizar o recurso na IA do Google