Google lança “novo Chrome” com Gemini que navega na Web sozinho

O Google anunciou nesta quarta-feira (28) uma nova integração da inteligência artificial (IA) Gemini com o Chrome. A partir de agora, é possível acionar a plataforma por meio de uma barra lateral no navegador.

A IA agora pode ser acessada por usuários do Chrome a partir de um botão no canto superior direito da janela que, em vez de abrir a janela flutuante, agora coloca o chatbot no canto direito da tela.

A partir da barra lateral, é possível fazer pesquisas ou solicitações de conteúdos ou ações para a plataforma, que atua tanto como um assistente de navegação quanto um agente de IA, capaz de realizar ações mais complexas de acordo com o prompt. Enquanto o raciocínio é realizado pela ferramenta, é possível seguir normalmente com a navegação.

Por enquanto, o recurso só está disponível para usuários dos Estados Unidos que usam o Chrome nas plataformas Windows, Mac e Linux.

Como funciona o novo Gemini no Chrome

O Gemini é tido como uma ferramenta para multitarefas e que entende o que está aberto no navegador. Ele consegue inclusive perceber o contexto de múltiplas abas de uma mesma página, o que pode ajudar você a pedir resumos ou respostas sobre conteúdos.

  • O Google também integrou ao painel lateral o Nano Banana, que é o motor de criação e edição de imagens por IA. Dessa forma, você pode transformar imagens que estão abertas em uma aba sem precisar apontá-las para a plataforma;
  • A integração já existente do Gemini com ferramentas nativas da empresa, como Gmail, Agenda, YouTube, Maps e Shopping foi mantida. Isso significa que o usuário consegue pedir a escrita de um email, recomendações de voos e fazer indicações com base nos seus compromissos;
A ativação do Gemini como painel lateral no navegador. (Imagem: Reprodução/Google)
  • O Gemini no Chrome também trabalha com base no Inteligência Personalizada, a busca de IA que usa seus emails e fotos para trazer conteúdos mais precisos e personalizados — um recurso que já rendeu algumas preocupações sobre privacidade;
  • Em breve, ele ainda será capaz de se converter em um agente de IA que consegue navegar de forma automática para você e realizar tarefas como compras, cadastros e reservas;
  • Esse mecanismo tem camadas adicionais de segurança para evitar fraudes ou compras acidentais, como solicitar a ação humana em etapas como a confirmação de um método de pagamento ou pedido.

De todas as funções listadas acima, somente a navegação automática é exclusiva de assinantes dos planos Google AI Pro e Ultra. Os demais podem ser acessados por qualquer pessoa com uma conta gratuita, levando em conta eventuais limites de créditos e tráfego.

O Google recentemente liberou o modelo de linguagem Gemini 3 para todos os usuários. Saiba mais sobre ele nesta matéria!

Related posts

Após final polêmico, Stranger Things continua viva no mundo dos games

Cafeteiras expresso, café em pó e cápsulas com até 45% OFF na Amazon; aproveite

IA do X, Grok é considerado o bot mais antissemita