O Google lançou, nesta sexta-feira (1º), seu modelo de inteligência artificial (IA) Gemini 2.5 Deep Think para assinantes do plano AI Ultra, que custa de R$ 609 (primeiros três meses) a R$ 1.209,90 (a partir do quarto mês).
Anunciado no evento Google I/O realizado em maio, o Deep Think vai começar a aparecer no aplicativo Gemini para assinantes do plano mais caro da big tech.
Gemini 2.5 Deep Think é o 1º modelo de IA multiagente do Google a chegar ao público
O Google descreve o Gemini 2.5 Deep Think como seu modelo de IA capaz de “raciocinar” mais avançado. A tecnologia considera múltiplas ideias ao mesmo tempo para gerar a melhor resposta.
Esse é o primeiro modelo multiagente da empresa disponível ao público. Ele usa agentes de IA simultaneamente para analisar a mesma pergunta.
- Isso exige mais poder computacional, mas resulta em respostas mais precisas e complexas.
Para melhorar o desempenho do sistema, o Google afirma ter criado técnicas de aprendizado por reforço.
Projetadas para estimular a IA a aprimorar suas “linhas de raciocínio”, essas técnicas tornaram o modelo mais eficiente para executar tarefas que exigem raciocínio elaborado.
O Deep Think pode ajudar as pessoas a resolver problemas que exigem criatividade, planejamento estratégico e melhorias passo a passo.
Google, em comunicado.
Nas próximas semanas, o Google pretende liberar o modelo para um grupo limitado de testadores por meio da API do Gemini.
O objetivo é entender como desenvolvedores e empresas podem tirar proveito da abordagem multiagente em contextos práticos.
Testes, benchmarks e (possíveis) descobertas
O Gemini 2.5 Deep Think já demonstrou desempenho superior em benchmarks importantes, segundo a postagem no blog do Google.
- Alcançou 34,8% no exigente teste Humanity’s Last Exam (HLE), superando concorrentes como o Grok 4 da xAI e o o3 da OpenAI;
- Em tarefas de programação competitiva (LiveCodeBench6), também ficou à frente, com 87,6%.
Nos testes do Google, o Gemini 2.5 Deep Think executou tarefas de desenvolvimento web de maneira mais detalhada e esteticamente agradáveis em comparação a outros modelos de IA.
A big tech afirma que o modelo pode ajudar pesquisadores e “acelerar o caminho para descobertas”.
Junto ao Gemini 2.5 Deep Think, o Google dise disponibilizar o modelo usado na Olímpiada Internacional de Matemática de 2025 para um grupo seleto de matemáticos e acadêmicos.
O objetivo é aprimorar os esforços de pesquisa e obter feedback sobre como melhorar o sistema multiagente para aplicações acadêmicas.
Leia mais:
- Google perde (de novo) para Epic em julgamento que pode mudar tudo no Android
- Gemini Flash ou Pro? Veja qual modelo de IA do Google você deve usar
- Como usar a pesquisa avançada no Gemini? Entenda a função “Gemini Deep” no chatbot
Google vai aderir às regras para IA na União Europeia
O Google disse, na quarta-feira (30), que vai assinar as diretrizes da União Europeia sobre IA. A big tech disse que planeja assinar o código na esperança de que ele promova o acesso dos cidadãos europeus a novas ferramentas avançadas de IA.
O documento, que pode ser assinado voluntariamente, propõe diretrizes que definem como atender aos requisitos da Lei de IA da União Europeia (AI Act) no que diz respeito à transparência, segurança e proteção.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post Google lança sua melhor IA só para assinantes do plano mais caro apareceu primeiro em Olhar Digital.