O Google anunciou nesta semana duas novas ferramentas criativas: o Nano Banana, para edição de imagens, e o Vids, voltado a edição de vídeo dentro do Google Workspace. Ambas incorporam inteligência artificial para facilitar modificações e colaborar com o usuário na criação de arquivos e projetos.
O Nano Banana permite alterar cenário, roupas e contexto de uma pessoa ou pet a partir de descrições em texto. É possível colocar a mesma pessoa em profissões ou estilos distintos, ou combinar dois elementos numa única imagem totalmente gerada por IA — por exemplo, uma mulher e um pet numa cena que nunca aconteceu, mas que a ferramenta tenta tornar crível.
- Leia mais: Google Tradutor ganha cópia do Duolingo e ferramenta para traduções simultâneas em conversas
A solução também serve para design de interiores: móveis, pintura de parede e objetos podem ser adicionados em cômodos vazios. Nos exemplos publicados pelo Google, GIFs mostram a inclusão de uma pintura, estante, sofá e cortinas em imagens sintéticas. O Nano Banana também gera objetos inexistentes, como roupas inspiradas em flores e elementos da natureza.
O Nano Banana não é totalmente inédito, porém. A ferramenta já estava disponível de forma restrita dentro do AI Studio e do Vertex AI. Além disso, de certa forma, a IA do Google já conseguia retrabalhar imagens fornecidas por usuário, mas o Nano Banana busca entregar resultados mais fiéis ao arquivo original.
O recurso está disponível para todos dentro do Gemini. Usuários que não acessam a ferramenta há algum tempo devem ser convidados a experimentá-lo ao entrar no serviço novamente.
Vids: edição de vídeo simplificada (com IA premium)
O Vids é a ferramenta de edição de vídeo do Google Workspace. A versão básica foi liberada gratuitamente para todos os usuários do Google — embora sem as funções de IA. A proposta principal é facilitar a junção de apresentações em um único arquivo, simplificando a criação de conteúdos corporativos e projetos rápidos.
As capacidades de IA permanecem exclusivas a assinantes: entre elas, novos avatares gerados pelo modelo Veo 3 e transcrições automáticas. O Veo 3 é usado para produzir avatares e cenas realistas com som, segundo o anúncio.
Como em outras ferramentas do Google, todo conteúdo gerado por IA recebe a marca d’água invisível do Google SynthID. Além disso, as imagens trazem um selo discreto no canto inferior direito indicando origem sintética.
Quer acompanhar novidades sobre IA, ferramentas criativas e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.