O Google começou a disponibilizar um novo mecanismo de segurança para auxiliar quem gerencia a página do próprio estabelecimento no Google Maps. A novidade combate um tipo de golpe em alta envolvendo extorsão contra comerciantes.
A ferramenta em questão é um formulário de denúncia exclusivo para o caso de extorsão envolvendo avaliações falsas. Essa forma de cibercrime agora pode ser resolvida pela empresa mais rapidamente, evitando prejuízos até para a reputação de um local.
O formulário está em fase gradual de disponibilização e, portanto, é possível que ainda não esteja disponível para todos os usuários. Ele pode ser acessado nos menus específicos do perfil de empresa, junto a outros recursos de gerenciamento de avaliações.
Como funciona o golpe de extorsão do Google Maps
- O esquema fraudulento envolvendo o perfil de uma empresa no Google Maps começa com o estabelecimento recebendo uma série de avaliações negativas, não exatamente no idioma do usuário. Os comentários falsos têm uma estrela e várias reclamações inverídicas;
- Em seguida, o dono do local recebe uma mensagem no WhatsApp de alguém supostamente pago para fazer as avaliações negativas.
- O contato (que, no caso de uma reclamação feita por um brasileiro nos fóruns do Google, era do Paquistão) tenta extorquir a vítima, pedindo uma quantia maior em dinheiro para parar com os comentários ou então seguir fazendo postagens falsas;
- Um empreendimento que recebe muitas avaliações negativas consecutivas pode ser prejudicado tanto em termos de reputação em relação ao público quanto pelo próprio Google, que pode não recomendar com tanta frequência o estabelecimento.
O Google recomenda que, se você for vítima de um golpe desses, o ideal é guardar a maior quantidade possível de evidências (capturas de tela, mensagens recebidas e os próprios comentários falsos, por exemplo) para ajudar a empresa a avaliar o caso mais rapidamente.
Mais proteções do Google em datas comerciais
Em períodos de muitas visitas a estabelecimentos comerciais, como é o caso da Black Friday e do Natal, fraudes como essa pode ficar cada vez mais comuns e prejudicar ainda mais empresas sérias.
A Google está implementando ou testando novos mecanismos de segurança para dispositivos Android, o Chrome e o Gmail. Exemplos recentes incluem o modo reforçado “Navegação Segura com Maior Proteção” do navegador, que combate ativamente e evita a execução de extensões, sites e downloads perigosos.
Disponível por enquanto só em smartphones Pixel 9 ou superiores, o mais novo modo de segurança utiliza um modelo de inteligência artificial (IA) Gemini Nano que roda localmente no aparelho para detectar golpes e evitar que você seja afetado.
Ele é capaz inclusive de impedir que você clique em links falsos de rastreamento de pacotes, por exemplo, caso utilize o app da própria Google para ler mensagens de texto em SMS.
O radar de ofertas do TecMundo para a Black Friday está chegando com várias dicas quentes e recomendações de descontos reais para as suas compras. Conheça como funciona a nossa TecFriday!