Nem o Google Maps saiu ileso dos golpes. Um usuário do Twitter descobriu que informações de contato de companhias aéreas nos Estados Unidos foram trocados por números errados, que, na verdade, colocavam o cliente em contato com os próprios golpistas. De acordo com o relato, a ligação simula a empresa real.
Leia mais:
Golpistas aproveitam lançamento de Barbie e Oppenheimer para roubar dinheiro onlineComo ativar a localização e rastrear celular pelo Google MapsComo excluir uma conta do Google
Golpe no Google Maps
O usuário do Twitter descobriu o golpe ao entrar em contato com a companhia área Delta sobre um voo cancelado.Depois de ligar para o número listado, ele recebeu uma ligação de volta, de uma pessoa que afirmava ser um agente de atendimento ao cliente da empresa. No entanto, o telefone tinha o DDD da França.Segundo o relato de Shmuli Evers, ele forneceu o número de confirmação do pedido e nome completo. O atendente, então, encontrou um voo alternativo para o destino final do usuário, mas precisava de uma nova confirmação.Evers apenas suspeitou do golpe quando o atendente pediu um pagamento de quase cinco vezes o valor original da passagem, o que o fez parar de responder.
Companhias aéreas afetadas
As companhias aéreas que tiveram seus números alterados no Google Maps estão localizadas nos aeroportos de John F Kennedy e La Guardia, ambos em Nova York: Delta, American, Southwest e Qantas.
O que o Google está fazendo
O Google afirmou que já está trabalhando para corrigir as informações de contato falsas e que não tolera golpes e atividades enganosas.
Nossas equipes já começaram a reverter as imprecisões, suspendendo as contas maliciosas envolvidas e aplicando proteções adicionais para evitar mais abusos.
Além disso, um porta-voz da Delta alertou que, sempre que os clientes suspeitarem de golpes, devem coletar os dados e entrar em contato com a companhia aérea apenas por meio de canais conhecidos, como os números listados no site ou a opção de mensagens online.
Com informações CNN
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Google Maps: números de companhias aéreas foram trocados para aplicar golpes apareceu primeiro em Olhar Digital.