Google muda visual do Android Auto em maior atualização desde 2019

Na esteira da enxurrada de anúncios do evento I/O, o Google anunciou nesta quinta-feira (12) uma enorme atualização para o Android Auto, sua plataforma multimídia para carros — provavelmente a maior desde 2019.

A principal novidade está na interface UI do app, que agora é muito mais fácil de navegar. Para se adaptar melhor a telas mais amplas, a empresa tornou o modo de telas divididas como padrão em todos os dispositivos — o dashboard, aliás, ficou muito parecido com o do Apple CarPlay.

Google/Divulgação

Desta forma, o motorista consegue ver os apps de mapas, reprodução de música e mensagens de texto — em formato de cards — ao mesmo tempo. Será possível, portanto, pausar rapidamente uma música no Android Auto e mandar uma mensagem sem ter que pular de menus, realizar configurações ou executar uma enormidade de aplicativos lado a lado.

Como no CarPlay, o maior card será o do Google Maps ou qualquer app de navegação executado no Android Auto, mas, diferentemente do sistema da Apple, os usuários do Google também receberão um painel dinâmico que exibirá notificações e chamadas perdidas.

Google/Divulgação

Ao mesmo tempo, para flexibilizar os controles de viva-voz, o Google vai oferecer melhores sugestões contextuais para ações como retorno de chamadas e horários de entrega de mensagens de texto.

A parte inferior da tela agora vem com uma barra que remonta à barra de tarefas do Chromebook. Nela, os usuários receberão informações como hora, sinal do celular e nível da bateria. Já no lado esquerdo, o usuário terá acesso ao Assistente, ver notificações e acessar a gaveta de apps.

Diante da crescente variedade de telas nos novos carros, o Google também vai melhorar o suporte para layouts adaptáveis. Desta forma, independente de optar por uma tela em formato paisagem ou retrato no painel, a interface do Android Auto mostrará todas as informações pertinentes a partir desta nova atualização.

Novidades no Android Automotive

O Google também vai expandir suas opções de entretenimento em carros com sistemas operacionais baseados no Android Automotive (que não é a mesma coisa do Android Auto, apesar do nome), oferecendo maior suporte aos apps de streaming. Ainda no início do ano, durante a CES 2022, a empresa demonstrou como a plataforma poderá transmitir clipes do YouTube e, agora, os apps Tubi TV e Epix Now serão adicionados ao cardápio.

No futuro, os passageiros também poderão, segundo o Google, transmitir conteúdo dos smartphones na tela integrada ao veículo. O recurso, no entanto, ainda não há previsão para ser implantado.

De acordo com o Google, a nova atualização do Android Auto deve ser liberada para os primeiros usuários em setembro deste ano.

Crédito da imagem principal: Google/Divulgação

Leia mais:

Central de multimídia Android Auto finalmente recebe atualização para função esperada há erasGoogle planeja encerramento do Android Auto em smartphonesNova função do Android vai permitir usar o celular como chave do carro

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Google muda visual do Android Auto em maior atualização desde 2019 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Malware criado com IA marca nova fase do cibercrime

Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6933 (quarta, 21/01)

Olhar do Amanhã: por que a Groenlândia é tão importante?