O Google aparentemente está bloqueando os resultados de pesquisas sobre a saúde mental do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como noticiou o The Verge na terça-feira (30). As restrições acontecem ao associar o nome do republicano a doenças como demência, por exemplo, principalmente nas consultas feitas com a IA do buscador acionada.
Curiosamente, o motor de busca age de maneira diferente em pesquisas que relacionam outras figuras políticas ao mesmo tema. Para consultas a respeito dos ex-presidentes Joe Biden e Barack Obama, a visão geral criada por IA traz resultados mais completos.
Sem resumos de IA para Trump
Segundo a publicação, buscas do tipo “Trump mostra sinais de demência”, na versão normal do buscador, estão retornando com o seguinte resultado: “Uma visão geral de IA não está disponível para esta pesquisa”. Já ao mudar para o Modo IA do Google, apenas links para notícias são exibidos, em vez do resumo gerado pela inteligência artificial.
- Essas limitações também aparecem quando o usuário faz perguntas como “Trump mostra sinais de Alzheimer” ou “Trump mostra sinais de senilidade”;
- Ou seja, nenhuma visão geral de IA é exibida e há apenas uma curta lista de links de notícias a respeito do assunto mostrada dentro do Modo IA;
- Já ao digitar “Biden mostra sinais de demência”, o buscador não apresenta a visão geral de IA, mas exibe uma resposta resumida no Modo IA, comentando não ser possível afirmar se o ex-presidente tem demência;
- Ainda sobre o democrata, o buscador trouxe visões gerais de IA quando o nome dele era associado ao Alzheimer, dizendo não haver provas ou diagnóstico da doença.
Quanto a Obama, que esteve na Casa Branca entre janeiro de 2009 e janeiro de 2017, o Google não apresentou nenhuma restrição quanto aos resultados sobre a sua saúde mental. Tanto as visões gerais de IA quanto o Modo IA retornaram com respostas completas, conforme o relatório, apontando não haver evidências de que ele esteja doente.
Demência é um conjunto de condições clínicas caracterizado pelo declínio da memória, linguagem e raciocínio. Por sua vez, a doença de Alzheimer é um dos tipos mais comuns de demência, causando a perda das funções mentais com o passar dos anos.
O que diz o Google?
Questionado pela reportagem, o porta-voz da gigante de Mountain View, Davis Thompson, não explicou os motivos pelos quais a IA do buscador mostrou comportamentos diferentes para as pesquisas. Ele se limitou a dizer que “as visões gerais de IA e o Modo IA não mostrarão uma resposta a todas as consultas”.
Vale ressaltar que notícias sobre a senilidade de Trump têm ganhado destaque desde o seu retorno à Casa Branca, em janeiro. Atualmente com 79 anos, o republicano já apresentou lapsos de memória e raciocínio lento em algumas ocasiões, o que provavelmente despertou a curiosidade em relação à sua acuidade mental, aumentando as buscas pelo tema.
Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.