Google Showcase será lançado nos Estados Unidos nos próximos meses

Cerca de três anos após seu anúncio inicial, o Google finalmente lançará nos Estados Unidos o seu produto que paga veículos de comunicação para mostrar notícias deles na plataforma, chamado de Google Showcase.

O projeto foi anunciado em 2020 e, desde então, foi lançado em mais de 20 países. No entanto, a empresa enfrentou dificuldades ao negociar com veículos norte-americanos e só neste verão (por lá) conseguirá estrear a iniciativa nos Estados Unidos.

Leia também:

Bard mais inteligente: Google melhora raciocínio do chatbotComo fazer o Chrome ler sites e arquivos PDF em voz alta no PCReal Digital: o que é e para que serve a moeda virtual brasileira

Nos últimos anos, vários países ao redor do mundo aprovaram leis ou consideram alterar a legislação para que as empresas de tecnologia – como a Alphabet e a Meta – paguem veículos de comunicação por reproduzir notícias deles. Afinal, as plataformas usavam o conteúdo, mas não davam nada por ele.

Somado a isso, a ascensão do Google e do Facebook como gigantes da publicidade digital impactou negativamente a indústria da mídia. Por isso, essas duas big techs exploraram maneiras de compensar veículos de notícias.

Por exemplo, a Meta começou a pagar os meios de comunicação para incluir resumos de notícias na guia Facebook News a partir de 2019. No entanto, em 2022, a empresa decidiu não renovar os contratos, em um esforço para focar mais nos criadores de conteúdo.

Indo no caminho contrário, o Google planeja continuar apoiando a mídia. Segundo a empresa, o Showcase apresentará mais de 150 veículos de comunicação no país, incluindo veículos locais (como o Duluth News Tribune, em Minnesota) e aqueles maiores, como Associated Press, Bloomberg, Reuters e The Wall Street Journal.

Apesar de não dizer quanto dinheiro pagará aos veículos de comunicação, o The Wall Street Journal revelou que o acordo com o Google, firmado em 2021, e outras parcerias tecnológicas gerariam uma receita de mais de US$ 100 milhões a News Corp. O mesmo valor será pago ao The New York Times anualmente durante os próximos três anos.

Além do Google Showcase, a big tech planeja seguir com o investimento em organizações de notícias locais por meio do Google News Initiative e está reformulando uma ferramenta que permite os usuários comprarem assinaturas de notícias com a conta Google.

Via The Wall Street Journal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Google Showcase será lançado nos Estados Unidos nos próximos meses apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por que Steve Rogers está de volta em Vingadores: Doutor Destino? Entenda retorno do personagem

Polícia apreende mais de 500 celulares Samsung falsificados na Índia

Malware disfarçado de API do WhatsApp foi baixado mais de 56 mil vezes no NPM