O Google Tradutor recebeu um pacote de novidades nesta terça-feira (26). Agora, o serviço está em rota de competição com ferramentas de tradução simultânea da Samsung e da Apple, além de aplicativos de ensino de idiomas como o Duolingo.
Entre as funções inéditas está a ferramenta de aprendizagem de idiomas, que ajuda o usuário a praticar a escuta e a fala. No exemplo divulgado pela empresa, o app cria uma situação fictícia e o usuário deve identificar o contexto da fala e algumas palavras ditas pelo interlocutor virtual — como “atrasado”, “fome” ou “café da manhã”.
Se o contexto estiver correto, a frase é transcrita na tela, permitindo revisar em detalhes o que foi ouvido.
“Esses exercícios acompanham seu progresso diário e ajudam você a construir habilidades necessárias para se comunicar em outro idioma com confiança”, pontuou Matt Sheets, gerente de projetos do Google, em uma conferência com a imprensa.
Exercícios são calibrados conforme a proficiência do usuário
Antes de começar a praticar, o usuário precisa escolher o nível de proficiência no idioma que deseja aprender. As atividades e os desafios serão ajustados de acordo com a familiaridade, assim permitindo aprimoramentos graduais.
Por enquanto, o recurso está em fase Beta no Android e iOS. Ele permite que falantes de inglês pratiquem espanhol e francês; e que falantes de espanhol, francês e português pratiquem inglês.
Live Translate no Google Tradutor
Outra novidade é o Live Translate, que traduz falas do usuário para qualquer um dos 70 idiomas suportados. Depois de traduzidas, as falas são reproduzidas em voz alta.
Diferente da função de tradução presente no Pixel 10, as falas adaptadas são reproduzidas com uma voz robotizada e genérica. Contudo, o Google avalia oferecer outras opções.
A função promete tornar as conversas mais naturais, especialmente em situações de viagem internacional, quando é preciso se comunicar em uma língua desconhecida.
O recurso foi liberado nesta terça-feira (26) para usuários dos Estados Unidos, Índia e México.
Quer saber mais sobre novidades de apps e tecnologia? Acompanhe o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma atualização.